DO TERMOSCÓPIO AO TERMÔMETRO: O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS METODOLOGIAS ATIVAS

From thermoscope to thermometer: the teaching of Physics through active methodologies

  • Eduardo Rodrigues Mamédio
  • Priscilla Paci Araujo UFSCar
Palavras-chave: Metodologias ativas, Prever observar e explicar - POE, Termologia, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente trabalho traz a construção de um material didático para estudo da termologia utilizando a metodologias ativa Prever Observar e Explicar – POE, associada à prática experimental, no contexto da Teoria da Aprendizagem Significativa, que foi desenvolvida por David Paul Ausubel (1918 – 2008). Visando desenvolver um ambiente em que o aluno seja atuante em seu processo de aprendizagem. O produto foi aplicado em uma turma de ensino médio técnico integrado ao curso de informática, no Instituto Federal de Rondônia – IFRO na cidade de Porto Velho. E consiste em aulas experimentais utilizadas para construção de um termoscópio e sua transposição para um termômetro. No início da primeira aula foi aplicado um pré-teste e na conclusão do trabalho o mesmo teste foi aplicado, demonstrando um aumento no percentual nos acertos. As construções experimentais contribuíram para a contextualização dos conteúdos teóricos e apropriação dos conceitos por parte dos alunos. Que foram estimulados a construírem seus termoscópios por meios próprios buscando soluções para os problemas de montagem do equipamento, proporcionando autonomia. Os alunos se mostraram receptivos e motivados ao método empregado na construção e operação do termoscópio/termômetro. “Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente ao MNPEF.”

Publicado
2023-12-29