QUEM SÃO OS PROFESSORES ORIENTADORES QUE ATUAM NO MNPEF?

Who are the mentoring professors who work at the MNPEF?

Palavras-chave: MNPEF, Pós-Graduação, Professores de física

Resumo

O trabalho apresenta o perfil sobre quem são os docentes que atuam nos 61 Polos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) espalhados por todas as regiões do Brasil. Caracteriza-se a área de formação, sexo e produção acadêmica. Para esta análise quali e quantitativa foram consultados a listagem do corpo docente nos sites dos polos e paralelamente o CV (Curriculum Vitae) na Plataforma Lattes de todos os 797 docentes que atuam no mestrado. Além disso, foi traçado um contraponto entre a distribuição de polos e o quantitativo de cursos de pós-graduação nas regiões do Brasil, em particular com interesse na formação continuada de professores de física, a saber, nas áreas de física, educação e ensino; a partir dos dados disponibilizados na Plataforma Sucupira. Ao final são colocadas algumas reflexões sobre os resultados encontrados, ressaltando a importância do MNPEF para o avanço da pós-graduação no Brasil.

Este trabalho foi apresentado no evento XV CIAEF e III En MNPEF e é uma produção referente ao (_X_) MNPEF ou à (__) CIAEF.

Biografia do Autor

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC) na área de física geral e lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN). É discente do Programa Institucional de Pós-Doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PIPD-UFRJ) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física na orientação da Professora Deise Miranda Vianna. Possui Pós-Doutorado (2016) e Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica, no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É docente permanente credenciada no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 59 e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM), ambos da UFAC. Coordena o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Física ABI (Área Básica de Ingresso) da UFAC. Já coordenou importantes programas relacionados à formação inicial e continuada de professores de física: três edições do PIBID de Física (2017-2018; 2018-2020; 2020-2022), e dois mandatos do MNPEF/Polo 59 (2018-2020; 2020-2022), atuando também como membro do Conselho do MNPEF (2022). Compõem o corpo editorial da revista A Física na Escola (FnE), como Editora Adjunta. Desenvolve projetos de pesquisa, ensino e de extensão na área de ensino de física ou ciências, relacionados diretamente aos temas: jogos didáticos, ensino para estudantes com deficiência visual e mulheres nas ciências; bem como a formação inicial e continuada de professores de física ou ciências.

Deise Miranda Vianna, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Fez estágio de Pós- Doutorado na Universidade Santiago de Compostela - Espanha (2002). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Instituto de Física da UFRJ, professora e orientadora do programa de Pós-Graduação em ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. Foi Secretaria de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (2003-2007) e membro do Conselho (2007-2009), membro da Comissão de Pesquisa em Ensino de Física (2010-2014), membro da Comissão de Ensino (2015-2017 )Pró-Reitora de Pós Graduação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - SBF) (2013-2016), membro do Conselho do Mestrado Profissional em Ensino de Física - MNPEF-PROFIS (2016- ). Presidiu o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (1995-1998). Foi Presidente do Conselho das Conferências Interamericanas de Ensino de Física (2006-2009), continuando como Membro representante. Participa como colaboradora na coordenação junto ao PIBID/CAPES Instituto de Física-UFRJ. Tem experiência na área de Ensino de Ciências (Física), com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, ensino de ciências, formação de professor, informática educativa e CTS.

Publicado
2023-12-29