ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO DOS ITENS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM: UMA COMPARAÇÃO DOS ANOS DE 2010 A 2020
Statistical analysis of the performance of nature science items on ENEM: a comparison between 2010 and 2020
Resumo
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação nacional que foi implementada no Brasil em 1998 com o objetivo inicial de avaliar a qualidade do ensino médio no país. No entanto, a partir de 2009, o ENEM também passou a ser utilizado como uma forma de acesso ao Ensino Superior, ampliando a importância e impacto no cenário educacional brasileiro. Diante desse contexto, muitos trabalhos têm discutido sobre o papel pedagógico e seletivo do Enem. Neste sentido, este trabalho se propôs a analisar de maneira conjunta, no que tange a Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), quais itens ao longo de dez anos (2010 a 2020), a partir do índice de acertos da Teoria Clássica dos Testes, são mais difíceis estatisticamente. Adicionalmente, este trabalho também busca relacionar a análise com as habilidades e competências descritas nas bases de dados do Inep. De modo geral, revelou-se que as disciplinas de Física e Química são as mais difíceis, pelo baixo índice de acertos e tornou-se cada vez mais seletiva e excludente ao longo dos anos. Portanto, é fundamental que os órgãos responsáveis pela elaboração do ENEM e outras avaliações nacionais estejam atentos à qualidade dos itens utilizados e à adequação em relação ao que é ensinado nas escolas. É preciso que haja um equilíbrio entre a seletividade e a função inclusiva da prova, garantindo que os estudantes concluintes do Ensino Médio tenham uma avaliação que reflita, de fato, o conhecimento adquirido durante o período escolar.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.