ANÁLISE ESTATÍSTICA DO DESEMPENHO DOS ITENS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM: UMA COMPARAÇÃO DOS ANOS DE 2010 A 2020

Statistical analysis of the performance of nature science items on ENEM: a comparison between 2010 and 2020

Palavras-chave: Ciências da Natureza, ENEM, Competências e Habilidades

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação nacional que foi implementada no Brasil em 1998 com o objetivo inicial de avaliar a qualidade do ensino médio no país. No entanto, a partir de 2009, o ENEM também passou a ser utilizado como uma forma de acesso ao Ensino Superior, ampliando a importância e impacto no cenário educacional brasileiro. Diante desse contexto, muitos trabalhos têm discutido sobre o papel pedagógico e seletivo do Enem. Neste sentido, este trabalho se propôs a analisar de maneira conjunta, no que tange a Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), quais itens ao longo de dez anos (2010 a 2020), a partir do índice de acertos da Teoria Clássica dos Testes, são mais difíceis estatisticamente. Adicionalmente, este trabalho também busca relacionar a análise com as habilidades e competências descritas nas bases de dados do Inep. De modo geral, revelou-se que as disciplinas de Física e Química são as mais difíceis, pelo baixo índice de acertos e tornou-se cada vez mais seletiva e excludente ao longo dos anos. Portanto, é fundamental que os órgãos responsáveis pela elaboração do ENEM e outras avaliações nacionais estejam atentos à qualidade dos itens utilizados e à adequação em relação ao que é ensinado nas escolas. É preciso que haja um equilíbrio entre a seletividade e a função inclusiva da prova, garantindo que os estudantes concluintes do Ensino Médio tenham uma avaliação que reflita, de fato, o conhecimento adquirido durante o período escolar.

Biografia do Autor

Alexandre Antonello, CPV Educacional

De formação sou Engenheiro Civil pela Unesp, Licenciado em Matemática pela Teresa Martin e Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro e Mestre na área de Currículo pela Unicsul. Atualmente, trabalho como Coordenador Pedagógico do Sistema de Ensino CPV. Pesquiso sobre os índices estatísticos (índices de acerto, discriminação, alfa de Cronbach e distribuição da porcentagem pelas alternativas). Tenho a habilidade de analisar, de forma quantitativa e qualitativa, os diversos modelos de avaliação externa e interna e qual o seu impacto (ENEM e os principais vestibulares) estabelecendo conexões, identificando tendências e seus impactos nos modelos de avaliação interna (provas, simulados e demais processos de avaliação). Sou profissional da área educacional na qual já exerci diversos cargos e sou especialista em avaliação da aprendizagem e em avaliação externa. Desde 2013 sou membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional (Gepave) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) liderado pelo Professor Doutor Ocimar Munhoz Alavarse.

Publicado
2023-12-29