UMA APLICAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO A PARTIR DA REFRAÇÃO DA LUZ

A pedagogical application for construction of scientific knowledge from the refraction of light

  • Fernando Augusto Silva Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Avançado de Guarantã do Norte
  • Aline Sanches Perez Instituto de Física de São Carlos - USP https://orcid.org/0000-0001-9907-5464
Palavras-chave: Refração, História das Ciências, Aplicação pedagógica

Resumo

A aplicação de contextos da História da Ciência (HC) no desenvolvimento de conteúdos da Física no Ensino Médio tem apresentado grandes contribuições no ensino-aprendizagem. Pois, a incorporação da HC em aulas de Física pode motivar os estudantes, humanizar a matéria e atribuir à um conceito ou lei, um processo de construção, muitas vezes longo, o que por sua vez pode ampliar a visão do fazer científico realista. Nesta prática pedagógica visamos aplicar contextos históricos acerca do fenômeno da refração da luz, que, passou por mudanças ao longo do tempo, e apesar disso o conteúdo é frequentemente oferecido nas salas de aula, como uma trivialidade da natureza que foi matematizada, descartando grande parte do processo de construção. Combinado à HC aplicamos uma sequência de aulas que pretende também estender esta visão mais ampla da construção da Ciência para outros conteúdos. Após a aplicação desta proposta, os alunos demonstraram identificar corretamente conceitos de óptica, no entanto o caráter simplista do fazer científico, identificados, foi parcialmente alterado, o que demonstra que para uma mudança profunda dos paradigmas do fazer científico são necessárias mais interações com uma visão realista da ciência, embora os conceitos teóricos tenham sido incorporados.

Biografia do Autor

Aline Sanches Perez, Instituto de Física de São Carlos - USP

Graduada em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), onde paralelamente desenvolveu e concluiu três projetos de Iniciação Científica no grupo dos Fluidos Complexos (IFUSP) voltados ao estudo estrutural de proteínas e surfactantes a partir de técnicas como SAXS, DLS, CD, ITC e fluorimetria . Realizou intercâmbio na University of Aarhus (Dinamarca) entre 2018 e 2019, onde desenvolveu um projeto de pesquisa no Interdisciplinary Nanoscience Center (iNANO), com bolsa CAPES - Graduação Sanduíche, com ênfase na caracterização estrutural resultado da interação de ovalbumina com diferentes classes de surfactantes. Mestre em Física pelo Instituto de Física de São Carlos da USP, com ênfase nos efeitos da radiação eletromagnética (nos espectros do raio X, ultravioleta A e C e no micro-ondas) na respiração de mitocôndrias isoladas. Atualmente desenvolve o doutorado no IFUSP dedicado ao estudo dos efeitos de nanopartículas em células tumorais de glioblastomas submetidas à baixas doses de raio X

Publicado
2023-12-30