INCLUSÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM ABORDAGENS STEAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UM PROJETO DE EXTENSÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inclusion of the History of Science in Steam Approaches in Science Education: an Extension Project for the Development of Scientific Literacy of Elementary School Students
Resumo
O modelo educacional tem sido alvo de diversas críticas por parte de educadores, pensadores e pesquisadores, propondo-se metodologias para promover uma melhoria no sistema de ensino e aprendizagem. No Brasil, a Base Nacional Comum Curricular, documento norteador da educação básica, está pautado no desenvolvimento de competências, defendendo que a área de Ciências Naturais tenha um compromisso com o desenvolvimento do letramento científico, de modo que os alunos se tornem cidadãos capazes de agir no e sobre o mundo a partir das contribuições teóricas e procedimentais das ciências. Considerando que existem interesses em comum, episódios ou temas da história da ciência e da tecnologia podem se tornar o fio condutor em abordagens STEAM, inspirando e contextualizando atividades inter ou transdisciplinares envolvendo as áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, com foco em metodologias ativas e com o objetivo de fomentar o interesse dos alunos pelas carreiras científicas, instigando a curiosidade, desenvolvendo a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho colaborativo e melhorando as habilidades de resolução de problemas. Este artigo apresenta os resultados preliminares de dois de três ciclos já realizados de um plano de investigação-ação que pretende identificar os impactos dessa abordagem, aplicada em um projeto de extensão, sobre o letramento científico de alunos do último ano do ensino fundamental de uma escola pública brasileira. As atividades aconteceram em encontros semanais, com palestras, leitura de textos, reprodução de experimentos e atividades maker. Os temas trabalhados incluíram a invenção do fonógrafo, o uso da energia solar e o plano inclinado de Galileu. Os dados foram coletados por meio de testes objetivos, formulários abertos, produção de slides, apresentações dos alunos em sala de aula, entre outros. Os resultados preliminares, analisados por meio de testes estatísticos não paramétricos, estatística descritiva e análise de conteúdo, indicam que houve impactos positivos sobre o letramento científico dos alunos, contribuindo para a compreensão de conceitos e termos técnicos e científicos, a compreensão da natureza da ciência e das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Os estudos subsequentes envolverão a análise de entrevistas com professores e alunos, bem como dados relativos ao terceiro ciclo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.