RADIAÇÃO IONIZANTE UM CENÁRIO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE FÍSICA EM RADIOLOGIA

  • nelly yolanda cespedes areandina
  • Rosa Nidia Tuay Sigua
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, radiação ionizante, imagens diagnósticas, fenômenos

Resumo

Esta reflexão faz parte do trabalho de sala de aula no desenvolvimento da disciplina de Física Básica dentro do Programa Acadêmico de Tecnologia em Radiologia e Diagnóstico por Imagem de uma Universidade (Bogotá - Colômbia). O objetivo desta proposta é apresentar um cenário a partir da interdisciplinaridade no ensino de física básica na base da formação profissional. Do ponto de vista teórico, a radiação ionizante representa um dos elementos-chave da educação física no âmbito da formação radiológica profissional. Este fenômeno é considerado como a liberação de energia por (radiação eletromagnética) ou partículas subatômicas (feixes de partículas). Se a radiação transporta energia suficiente (remove a ligação dos elétrons aos átomos) para causar ionização no meio pelo qual a radiação passa, diz-se que é uma radiação ionizante. Caso contrário, estamos falando de radiação não ionizante. A natureza ionizante ou não ionizante da radiação é independente de sua natureza de partícula ou onda. Portanto, a partir dos conhecimentos da disciplina é possível construir referenciais para o ensino da tecnologia nuclear e fornecer estratégias didáticas de como abordar esses conteúdos em sala de aula.

Do ponto de vista metodológico, a proposta foi trabalhada por meio de uma metodologia qualitativa por meio da aplicação de recursos virtuais na plataforma Virtual Nucleando Project. A partir daí, os alunos interagiram com cenários contextuais de aplicação que lhes permitiram deparar-se com fenómenos reais, invisíveis a olho nu, essenciais para a compreensão dos elementos disciplinares da física aplicada na sua formação profissional. Nesse sentido, constatou-se que os alunos alcançaram uma compreensão qualitativa desse fenômeno e foram capazes de gerar uma descrição dos processos envolvidos na formação da imagem de raios X, sendo esse fenômeno um componente essencial da formação profissional na área de radiologia. Portanto, esse tipo de abordagem permite a criação de espaços para os acadêmicos refletirem sobre a compreensão do fenômeno físico e sua interação com outras disciplinas.

Nesse cenário, a interdisciplinaridade na física pode ser entendida como um cenário de diálogo que permite identificar um conjunto de significados na ocorrência de fenômenos a partir de diferentes perspectivas para entender o significado das disciplinas e as relações entre os diferentes componentes para estabelecer linhas de trabalho para o ensino de física.

 

 

Publicado
2023-12-29