QUAL A FORMA DA LUA? UMA EXPERIÊNCIA DO USO DO ENSINO POR MODELAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

What is the shape of the Moon? An experience of using modeling teaching in the pre-service teacher training

  • Paulo Victor Santos Souza IFRJ
  • Aline Tiara Mota IFRJ
  • Eduardo Seperuelo Duarte IFRJ
  • José Maria Oliva Martinez Universidad de Cádiz
Palavras-chave: Astronomia; Ensino por modelagem; Argumentação., Astronomy; Teaching by modeling; Argumentation.

Resumo

Neste trabalho relatamos os resultados de uma experiência na formação inicial de professores de física. A atividade foi desenvolvida ao longo de dez aulas de cinquenta minutos na disciplina de Introdução à Astronomia com alunos do 8º período da licenciatura em física de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). A metodologia didática utilizada é o ensino por modelagem. O objetivo principal do roteiro formativo é estimular o desenvolvimento de uma competência de ampla aplicação para professores de ciências – a argumentação. No ínterim do roteiro formativo os alunos analisam os fundamentos em que se embasam teorias antagônicas para a forma dos planetas realizando experimentos de modelagem física das fases da Lua. Os materiais produzidos por eles ao longo e ao final da sequência são analisados a partir da teoria da análise de discurso de Bardin. Os mesmos indicam que atividades desta natureza podem de fato contribuir para a formação inicial docente e estimular a construção de uma visão mais realística acerca do fazer científico, seus potenciais e limites.

Publicado
2023-12-29