LETRAMENTO CIENTÍFICO E O DESAFIO DA GARRAFA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DE VYGOTSKY

Scientific literacy and the bottle challenge: a didatic sequence under Vygotsky’s perspective

  • Ingrid de Souza Siqueira UENF
  • Caroline Marianne Monteiro UFRJ
  • Aline Chaves Intorne IFRJ
  • Paulo Victor Santos Souza IFRJ
Palavras-chave: Gamificação; Interdisciplinaridade; Vygotsky; Letramento científico; DBR.

Resumo

O letramento científico (LC) é essencial para exercer a cidadania em uma sociedade dependente dos avanços da ciência para a sua prosperidade e sustento. Mesmo que indispensável, poucos são os discentes que têm tal característica plenamente desenvolvida. Por isso, o objetivo desse trabalho foi investigar o LC sob a ótica da aprendizagem de Vygotsky, de alunos do ensino médio após a aplicação de uma sequência didática, que utilizou gamificação e interdisciplinaridade em uma abordagem que uniu biologia, física e robótica para explorar o desafio da garrafa presente nas mídias sociais. Após seis atividades, síncronas e assíncronas, as respostas dos alunos a questão “Cite o que você aprendeu ao participar das atividades” foram avaliadas por meio da análise do conteúdo de Bardin, observando-se que 70% conseguiram alcançar alguma competência do LC. Refletindo-se sob as ideias de Vygotsky, temas abordados durante a proposta migraram da zona de desenvolvimento potencial para a zona de desenvolvimento real, o que auxiliou a aprendizagem. Porém, considerando a pesquisa baseada em design, um dos marcos teóricos desse trabalho, espera-se que a sequência seja aperfeiçoada e reaplicada, visando melhores resultados.

Publicado
2023-12-29