A UTILIZAÇÃO DE UM ESTEREOSCÓPIO PARA A PRODUÇÃO DE IMAGENS 3D: UMA FERRAMENTA DE ENSINO DA POLARIZAÇÃO DA LUZ EM UMA ABORDAGEM SOCIOCULTURAL PARA O ENSINO MÉDIO

The use of a stereoscope to produce of 3D images: A teaching tool for the polarization of light in a sociocultural approach for high school

Palavras-chave: Ensino de Física, Situação de Estudo, Polarização da Luz

Resumo

Este trabalho trata de uma proposta pedagógica que possibilita o ensino do fenômeno da polarização da luz para estudantes do ensino médio através do uso de um estereoscópio confeccionado com materiais de fácil aquisição para exibição de imagens tridimensionais. O processo de investigação da aprendizagem está fundamentado na teoria sociocultural de Lev Vygotski, principalmente na valorização das interações socioculturais entre os educandos para apoiar o desenvolvimento de funções mentais superiores. Como aspecto metodológico, fundamentamo-nos nas etapas da Situação de Estudo (SE). A pesquisa de intervenção foi implementada em uma turma de 35 alunos da terceira série do ensino médio regular de uma escola da rede pública de ensino localizada na cidade de São Luís, no Maranhão. Nossa fonte direta de coleta de dados foi o professor/pesquisador, as observações dos participantes durante as etapas da SE, registros em notas de campo e questionários. A investigação revela que a proposta despertou o interesse dos alunos, proporcionou maior interação e engajamento no contexto de aquisição das aprendizagens e agregou significado ao conceito abstrato sobre a natureza da luz, especificamente no entendimento do fenômeno de polarização da luz.

Publicado
2024-08-26