O DESENHO ANIMADO NAS AULAS DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
PROMOVENDO DISCUSSÕES ENTRE CRIANÇAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Resumo
Apresentamos neste texto o relato do desenvolvimento de uma sequência de atividades apoiada no desenho animado “O Show da Luna” a fim de discutir a importância do letramento científico e do papel do(a) professor(a) na mediação entre as crianças e os conhecimentos científicos presentes na mídia. A sequência foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental e teve a duração de 8 aulas. Apresentamos evidências de que os conhecimentos conceituais, os conhecimentos e as práticas científicas abordados no desenho animado tornam-se significativos para as crianças apenas por meio da mediação da professora, das interações com os pares e do trabalho com o roteiro de um episódio do desenho animado. Assim, as crianças têm oportunidades para construírem relações coerentes entre o desenho animado e as ciências da natureza.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.