APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO DE TRANSGÊNICOS: uma intervenção realizada com estudantes do Ensino Médio

TEACHING ABOUT TRANSGENICS THROUGH PROBLEM-BASED LEARNING: na intervention carried out with High School students

  • Douglas Costa Silva UFV
  • Glessyan de Quadros Marques

Resumo

O presente artigo trata-se de uma intervenção didática fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual foi realizada com estudantes do Ensino Médio em uma disciplina de Biologia, em uma escola pública da região de Belo Horizonte. Nosso intuito foi abordar a temática de organismos geneticamente modificados por meio de um problema sobre milho transgênico, de modo a promover o debate, a participação ativa dos estudantes e a formação do pensamento crítico sobre o tema. A metodologia de análise utilizada foi a categorização das produções escritas dos estudantes e a análise das soluções indicadas para o problema proposto. Os resultados apontam que a maioria dos estudantes apresenta uma opinião favorável ao plantio do milho geneticamente modificado devido às vantagens associadas a economia e a maior oferta de alimentos, por exemplo. Também foi observado que de modo geral, os estudantes embasaram seus argumentos em dados obtidos por eles em pesquisas.

Publicado
2023-12-18