O ESTUDO DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA METODOLOGIA FEDATHI.
Resumo
Assuntos como Astronomia e Física Moderna despertam a curiosidade dos alunos do ensino médio. Buscamos neste trabalho desenvolver uma proposta para o ensino de tópicos de Física Moderna, em especial do Efeito Fotoelétrico partir da Sequência Fedathi. Esta, que se configura como uma metodologia de ensino, tem enfoque na prática docente em sala de aula e tomou notoriedade a partir dos trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob coordenação do professor Hermínio Borges Neto. O público-alvo escolhido para aplicação da intervenção pedagógica foi formado por 28 alunos dos 2º e 3° anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Pernambuco, localizada na cidade de Bodocó e foram elaboradas com base em oito (08) encontros. No primeiro encontro, foi efetuado o levantamento acerca do conhecimento prévio dos alunos sobre luz e suas principais características por meio de um teste de sondagem. No segundo e terceiro encontro foi apresentado os conceitos físicos necessários acerca da natureza corpuscular e ondulatória da matéria (luz), sua relação com as cores, frequências e radiação eletromagnética. No quarto encontro, aplicou-se um novo teste de sondagem, no intuito de verificar o quanto o aluno assimilou do conteúdo. A partir de então vieram os encontros de aplicação da Metodologia Fedathi (5°, 6° e 7°), e a partir de situações-problemas os alunos eram levados a pesquisar, refletir e propor soluções ao que foi proposto. Por fim, no último encontro, tivemos uma breve discussão sobre o que metodologia empregada significou para eles. O produto educacional (Portal Interativo de Física Moderna, (https://quantumdeluz.com.br/), contendo textos e simuladores virtuais, foi importante para embasar as discussões e servir de referencial bibliográfico aos discentes. E não podemos esquecer que todo esse processo foi viável e ocorrido em ambiente virtual, haja vista, que estávamos impossibilitados do encontro presencial em virtude da pandemia da Covid-19. Apesar das dificuldades que o ensino remoto nos propõe, ainda assim registramos bons frutos, sejam a partir da compreensão dos fenômenos, sejam pelas declarações esboçadas quanto a metodologia aplicada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.