O ESTUDO DO EFEITO FOTOELÉTRICO NO ENSINO MÉDIO, A PARTIR DA METODOLOGIA FEDATHI.

  • EDSON PEREIRA DE MORAIS URCA
  • ANTONY GLEYDSON LIMA BASTOS
  • FRANCISCO AUGUSTO SILVA NOBRE
Palavras-chave: Ensino de Física, Efeito Fotoelétrico, Sequência Fedathi

Resumo

Assuntos como Astronomia e Física Moderna despertam a curiosidade dos alunos do ensino médio. Buscamos neste trabalho desenvolver uma proposta para o ensino de tópicos de Física Moderna, em especial do Efeito Fotoelétrico partir da Sequência Fedathi. Esta, que se configura como uma metodologia de ensino, tem enfoque na prática docente em sala de aula e tomou notoriedade a partir dos trabalhos do Laboratório de Pesquisa Multimeios, na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, sob coordenação do professor Hermínio Borges Neto. O público-alvo escolhido para aplicação da intervenção pedagógica foi formado por 28 alunos dos 2º e 3° anos do Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual do Pernambuco, localizada na cidade de Bodocó e foram elaboradas com base em oito (08) encontros. No primeiro encontro, foi efetuado o levantamento acerca do conhecimento prévio dos alunos sobre luz e suas principais características por meio de um teste de sondagem. No segundo e terceiro encontro foi apresentado os conceitos físicos necessários acerca da natureza corpuscular e ondulatória da matéria (luz), sua relação com as cores, frequências e radiação eletromagnética. No quarto encontro, aplicou-se um novo teste de sondagem, no intuito de verificar o quanto o aluno assimilou do conteúdo. A partir de então vieram os encontros de aplicação da Metodologia Fedathi (5°, 6° e 7°), e a partir de situações-problemas os alunos eram levados a pesquisar, refletir e propor soluções ao que foi proposto. Por fim, no último encontro, tivemos uma breve discussão sobre o que metodologia empregada significou para eles. O produto educacional (Portal Interativo de Física Moderna, (https://quantumdeluz.com.br/), contendo textos e simuladores virtuais, foi importante para embasar as discussões e servir de referencial bibliográfico aos discentes. E não podemos esquecer que todo esse processo foi viável e ocorrido em ambiente virtual, haja vista, que estávamos impossibilitados do encontro presencial em virtude da pandemia da Covid-19. Apesar das dificuldades que o ensino remoto nos propõe, ainda assim registramos bons frutos, sejam a partir da compreensão dos fenômenos, sejam pelas declarações esboçadas quanto a metodologia aplicada.

Biografia do Autor

EDSON PEREIRA DE MORAIS, URCA

Possui graduação em PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA - MATEMÁTICA pela Universidade Regional do Cariri (2016), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2008) e Mestrado Profissional em Ensino de Física pela Universidade Regional do Cariri (2022). Atualmente é professor de Matemática e Física - Secretaria de Educação e Esportes do Estado do Pernambuco.

Publicado
2023-12-18