AS ARBOVIROSES E O USO DE PODCASTS COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO A SAÚDE NA ESCOLA
FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E PROMOÇÃO A SAÚDE NA ESCOLA
Resumo
As arboviroses representam um dos grandes problemas mundiais de saúde publica, principalmente nas regiões tropicais, e com condições de saneamento básico precárias. Uma das estratégias de controle da doença é a comunicação/educação, e a escola é um dos espaços importantes na promoção à saúde. Nesse trabalho objetivamos utilizar o podcast como ferramenta facilitadora, abordando arboviroses, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio em uma escola publica na região metropolitana do Recife. Inicialmente, o conhecimento prévio dos estudantes foi avaliado através de um questionário e posteriormente aulas presenciais e virtuais foram realizadas para construção dos conteúdos. Concomitantemente os estudantes foram orientados a utilizarem os seus celulares para produção e divulgação dos podcasts. Um total de 49 estudantes, distribuídos em oito grupos, produziu nove podcasts, abordando informações de três arboviroses (dengue, zika e chikungunya). Todos os podcasts foram do tipo expositivo, informativo, formato audiocast, com duração entre curta a moderada e com uso de linguagem formal e informal. Quanto a possíveis mudanças atitudinais e/ou conceituais sobre arboviroses e podcasts, destacou-se o aumento de 55,5% para 97% de estudantes que alegaram tomar medidas preventivas contra as arboviroses em suas residências e o aumento de 49% para 66% classificando como “boa” a ferramenta podcast facilitando o processo de aprendizagem. O acervo produzido pelos estudantes foi corrigido e disponibilizado para toda escola em redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp) como também o link de armazenamento na “nuvem” da gestão escolar. No geral, a avaliação foi bem positiva: os estudantes apreenderam o conteúdo e demonstraram possível sensibilização quanto à importância da prevenção de doenças.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.