SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS E DECOMPOSIÇÃO DO VETOR RADIAL UNITÁRIO PARA COMPREENDER DETALHES NÃO ESCLARECIDOS SOBRE O CAMPO MAGNÉTICO GERADO POR UM ANEL
Resumo
Este artigo descreve a realização de uma aula de Física em que foi ensinado a dezenove alunos das Engenharias do IFMT campus Cuiabá a decomposição do vetor distância radial unitária na expressão matemática da lei de Biot-Savart para fins de se esclarecer detalhadamente a expressão mostrada em livros de Física Básica de Ensino Superior do campo magnético gerado por um anel percorrido por corrente elétrica situado em um plano horizontal a uma certa distância perpendicular ao seu centro. Depois de representação do problema no quadro branco e antes da dedução teórica do aspecto geométrico, foi solicitado aos discentes que respondessem com uma justificativa se o ângulo do triângulo entre o plano do anel e o vetor radial era no triângulo das componentes do campo magnético o ângulo em relação à vertical ou horizontal. Antes da explanação docente, nenhum aluno conseguiu responder satisfatoriamente a razão pela qual o ângulo entre o plano e vetor radial era o ângulo formado com a vertical no triângulo das componentes do vetor campo magnético ao passo que após a tal explanação, seis discentes conseguiram explicar de forma satisfatória o fato. Tal resultado sugere a importância de ser apresentada a demonstração aqui sugerida em livro de Física Básica de Ensino Universitário.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.