ANÁLISE DO CONTEÚDO DE PARASITOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
O ensino de parasitologia é de grande relevância dentro e fora do ambiente escolar, apesar disso torna-se relevante compreender aspectos relacionados aos processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo nas escolas básicas. Um aspecto que merece destaque são os livros didáticos (LD) que podem ser compreendidos como ferramentas relevantes para o ensino de Ciências e Biologia. Dentro deste contexto, o presente trabalho buscou analisar sete obras aprovadas no PNLD em relação ao conteúdo de parasitologia. Foram avaliadas a quantidade de páginas destinada ao conteúdo, a presença ou ausência de parasitoses e ainda as imagens. Verificamos que os LDs são de grande relevância, mas que é preciso um olhar atento para as parasitoses nas obras. Considerando que algumas parasitoses não são descritas torna-se relevante pensar em outras possibilidades para abordar a temática no ambiente escolar.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.