A UTILIZAÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO NA CONSTRUÇÃO DO ENTENDIMENTO TEÓRICO E PRÁTICO ACERCA DA TERMODINÂMICA

Palavras-chave: Projeto de ensino; Termodinâmica; Metodologia ativa.

Resumo

Esse relato de experiência, objetivou compreender em que extensão o desenvolvimento do projeto de ensino “Energizando o conhecimento na perspectiva da energia solar”, ancorado por duas metodologias ativas, a Cultura Maker (CM) e a Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP), pode contribuir para o entendimento de conceitos termodinâmicos por estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, de uma escola estadual do município de Bezerros (Pernambuco). A metodologia consistiu em aplicar o projeto em um contexto real de sala de aula, e acompanhá-lo por meio de observação participante, onde se registrou tantos elementos relacionados ao processo de construção de conhecimento, tal qual: falas, percepções, hipóteses, argumentos, quanto que se refere a produtos, tal qual: planos, esquemas e protótipos. Posteriormente esses dados foram analisados na perspectiva da Análise de discurso de acordo com Bardin (2016). Diante disso, verificou-se que os estudantes compreenderam os conceitos de Termodinâmica propostos no projeto e desenvolveram habilidades importantes para cidadãos do século XXI como: autonomia, criatividade e cooperação. Além disso, observou-se que a CM contribuiu para a ampliação das possibilidades de recursos, principalmente tecnológicos, na aplicação de uma intervenção didática no formato da ABP. Por conseguinte, a maioria dos estudantes conseguiu compreender os conceitos de forma prática e teórica. Desse modo, defende-se que a CM seja uma forma de ampliar o leque de ferramentas com uso de uma linguagem contemporânea, capaz de lidar com projeto reais de forma mais criativa e inventiva.

Biografia do Autor

José Ayron Lira dos Anjos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pibid, metodologias ativas de aprendizagem, educação científica baseada em projetos, aprendizagem a partir da revisitação ao erro, argumentação no ensino de ciências e jogos didáticos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática e participa do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Cultura Científica (GPEHCC) e é Coordenador do Núcleo de Investigação, Desenvolvimento e Estudo de Jogos no Ensino (NIDEJE).

Publicado
2023-12-18