SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI) “ABELHA SUMIU! E AÍ?”: PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E FÍSICA PARA OS ANOS INICIAIS
Resumo
Face à construção de uma nova perspectiva para o ensino de Ciências, novas estratégias são propostas para afastar a simples transmissão de informações. Pelo contrário, desenvolver no aluno o protagonismo para a construção do conhecimento. Diante desse contexto, o ensino por investigação pode ser um facilitador do desenvolvimento de competências para os alunos do ensino fundamental. O ensino por investigação inicia com uma problematização e é uma estratégia didática que aborda o questionamento e a construção do próprio conhecimento. O objetivo deste trabalho é apresentar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) como proposta didática para os anos iniciais do ensino fundamental. A sequência começa com a problematização da morfologia do corpo dos insetos, segue para a etapa de observação e comparação das estruturas morfológicas, passa pela análise do processo de polinização e propõe a realização do experimento de física para discutir o desaparecimento de abelhas pelo uso extensivo de agrotóxicos e, com isso concluir sobre a importância dos insetos para o equilíbrio dos ecossistemas. A SEI, por nós denominada “A abelha sumiu! E aí?” foi vivenciada por 317 alunos. A proposta foi desenvolvida entre os meses de fevereiro de 2022 a julho de 2022 no Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense – MICInense para os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Como resultado verificamos que a proposta demonstrou ser lúdica, aumentou a curiosidade e estimulou o interesse dos alunos a realizar descobertas, adquirindo, deste modo, novos conhecimentos, entre eles o de física, introduzindo já nos anos iniciais de forma interdisciplinar como preconiza a BNCC. Sendo assim, percebemos a importância em construir e aplicar novas Sequências de Ensino por Investigação, alinhadas com a alfabetização científica, a fim de promover uma educação reflexiva, estimulando a formação de cidadão crítico, capaz de compreender a Ciência e utilizar seus conhecimentos para tomada de decisões
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