SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO:
UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA PARA O ESTUDO DOS SAIS INORGÂNICOS DURANTE O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Resumo
O ensino de Química baseado em uma abordagem investigativa, é caracterizado pelo emprego de atividades centradas nos alunos, de maneira a criar situações em sala de aula para que os discentes utilizem seus conhecimentos prévios, argumentem sobre seus conhecimentos construídos, façam leituras entendo criticamente o conteúdo trabalhado e escrevam com autonomia e clareza. Uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI) de acordo com Carvalho (2013), possibilita que atividades como essas sejam desenvolvidas, bem como oportuniza o desenvolvimento de competências cientificas. Este artigo descreve uma experiência educacional desenvolvida durante o Programa de Residência Pedagógica (PRP), que teve como objetivo verificar o desenvolvimento de competências científicas mediante a aplicação da SEI, na aprendizagem do conteúdo de sais inorgânicos. Para esse propósito, foi desenvolvida e aplicada uma SEI em uma turma do 1° ano do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros. Os dados foram coletados através das atividades realizadas pelos alunos durante a aplicação e os resultados indicaram que a maioria dos alunos compreenderam de maneira satisfatória o conteúdo de sais inorgânicos e conseguiram desenvolver de forma ampla e/ou parcial as competências cientificas que foram planejadas para serem desenvolvidas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.