GAMIFICAÇÃO E USO DE LÂMINAS HISTOLÓGICAS COMO RECURSOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA
Resumo
Considerando as dificuldades de professores no desenvolvimento de metodologias que favoreçam o envolvimento de estudantes com a botânica, o objetivo deste trabalho foi investigar a efetividade de um jogo didático e de uma atividade prática com lâminas histológicas na aprendizagem dos conteúdos de botânica do Ensino Médio. Essa pesquisa descritiva de abordagem qualitativa teve a colaboração de estudantes do 2° ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Crateús-CE. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários aplicados antes e depois da utilização dos recursos didáticos. Os resultados revelaram que os alunos continham conhecimentos prévios sobre os conteúdos, mas de modo geral, depois da aplicação desses instrumentos, houve um aumento no número de acertos das perguntas. Isso indica que os materiais pedagógicos utilizados contribuíram positivamente para uma melhor compreensão dos conteúdos, levando à conclusão de que a utilização desses recursos pode contribuir com o ensino de botânica, tornando o processo mais dinâmico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.