A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL À LUZ DE PIAGET

The application of a research teaching sequence for the education of physics in fundamental education in the light of Piaget

  • Gabriela Allein
  • Clevia Bittencurt Ersching
  • Tatiana Comiotto
  • Kariston Pereira
  • Fabíola Sucupira Ferreira Sell
Palavras-chave: Ensino de Física; Ensino Fundamental; Construtivismo.

Resumo

Com o intuito de compreender a relação do ensino por investigação na disciplina de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental com a teoria de Piaget, aplicou-se uma sequência de ensino investigativa com uma turma de 4º ano em uma escola municipal da cidade de Jaraguá do Sul. A sequência investigativa foi embasada nos escritos de Anna Maria Pessoa de Carvalho e analisada à luz da teoria de Piaget. Os dados foram organizados em categorias: conceitos da teoria de Piaget, o ensino investigativo, a construção e aplicação da sequência sendo que os resultados obtidos foram articulados à teoria piagetiana. Destacam-se como resultados da pesquisa a visualização das potencialidades e a compreensão das limitações descritas por Piaget no estágio trabalhado, bem como o quão construtivista a atividade investigativa pode se configurar.

Publicado
2022-08-23