O MUNDO EM QUE VIVEMOS E A FÍSICA QUE ENSINAMOS
THE WORD WE LIVE IN AND THE PHYSICS WE TEACH
Resumo
Apresentamos uma visão crítica do ensino atual de Física no Ensino Médio, perante o avanço científico e tecnológica, que não está presente em nossas salas de aula. O Brasil possui legislações que oferecem contribuições para inovações escolares, mas os professores, em sua maioria, continuam com aulas tradicionais, onde o ensino de física é apresentado por meio de fórmulas, experimentos sem contextualização, desprezando ainda a construção do conhecimento científico. Organizamos um grupo de pesquisa – PROENFIS – com estudantes de graduação e pós-graduação que, ao longo do tempo, foram construindo temas para o ensino de física com enfoque em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), elaborando materiais didáticos investigativos para suas salas de aula, mas observando o comportamento dos alunos do ensino médio, com gravações e avaliações das aplicações. O material de pesquisa sempre foi aprovado pela comunidade acadêmica, em banca e/ou artigos disponíveis em vários meios de divulgação. Neste trabalho apresentamos cinco trabalhos que relatam transformações de diferentes fontes para produção de energia elétrica para o consumo no Brasil e mais dois que tratam questão econômica brasileira da população e as consequências nas despesas diárias. Em todos os trabalhos são abordados conteúdos de física pertinentes ao ensino médio.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.