ESTUDANDO ISOMERIA DE MANEIRA LÚDICA: ISOMERICARD, UM JOGO DE CARTAS INCLUSIVO

Studying Isomery in a Playing Way: Isomericard, an Inclusive Card Game

  • Amanda Bobbio Pontara
  • Ana Nery Furlan Mendes
Palavras-chave: Química Orgânica; Ensino de Química; Surdez.

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo intitulado “Isomericard” dentro de uma perspectiva histórico-cultural, estruturada pelo psicólogo Lev Semionovitch Vigotski, como alternativa de atividade lúdica no contexto da educação inclusiva. Trata-se de uma proposta educacional para apoio de aprendizagem, com vistas à inclusão de alunos com surdez, uma vez que na turma na qual o jogo foi desenvolvido havia dois alunos surdos que participaram da confecção e validação do jogo. O processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação do jogo é norteado pela proposta construtivista do conhecimento, e nesse sentido apoia-se também na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, pois os alunos participaram efetivamente da atividade e aprimoraram os conhecimentos desenvolvidos nas aulas. Desta forma concluiu-se que este jogo pode se tornar um auxiliar de forma inclusiva no processo de aprendizagem do conteúdo de isomeria de compostos orgânicos.

Publicado
2022-04-27