ESTUDANDO ISOMERIA DE MANEIRA LÚDICA: ISOMERICARD, UM JOGO DE CARTAS INCLUSIVO
Studying Isomery in a Playing Way: Isomericard, an Inclusive Card Game
Resumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo intitulado “Isomericard” dentro de uma perspectiva histórico-cultural, estruturada pelo psicólogo Lev Semionovitch Vigotski, como alternativa de atividade lúdica no contexto da educação inclusiva. Trata-se de uma proposta educacional para apoio de aprendizagem, com vistas à inclusão de alunos com surdez, uma vez que na turma na qual o jogo foi desenvolvido havia dois alunos surdos que participaram da confecção e validação do jogo. O processo de desenvolvimento, aplicação e avaliação do jogo é norteado pela proposta construtivista do conhecimento, e nesse sentido apoia-se também na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS). Os resultados obtidos com a aplicação do jogo foram favoráveis, pois os alunos participaram efetivamente da atividade e aprimoraram os conhecimentos desenvolvidos nas aulas. Desta forma concluiu-se que este jogo pode se tornar um auxiliar de forma inclusiva no processo de aprendizagem do conteúdo de isomeria de compostos orgânicos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.