ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: contribuições de uma sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de Cinética Química
RESEARCH TEACHING: contributions from a didactic sequence in the Chemical Kinetics teaching and learning process
Resumo
Almejando tornar o ensino de Química interessante e condizente com a realidade dos estudantes, muitos professores procuram inovar e diferenciar as metodologias de ensino, incorporando em suas práticas pedagógicas o lúdico, a experimentação, o estudo de problemas do cotidiano e a realização de debates. Partindo desse pressuposto, neste artigo objetivou-se responder a seguinte questão: uma sequência didática apoiada em atividades experimentais envolvendo situações cotidianas possibilita a aprendizagem do conteúdo de Cinética Química por estudantes do Ensino Médio? Para responder a essa questão descrevemos um relato de experiência de uma sequência didática desenvolvida para trabalhar o conteúdo de Cinética Química, em aulas de Química no contexto da Educação Básica. Os resultados obtidos apontaram que a sequência didática facilitou a aprendizagem do conteúdo escolhido, uma vez que a diversidade metodológica utilizada contribuiu para motivar a participação dos estudantes durante as aulas e possibilitou que estes construíssem seu próprio aprendizado. A proposta permitiu que o saber do senso comum fosse explanado e aprimorado, no qual situações do cotidiano passaram a ser compreendidas sob o olhar químico, na perspectiva científica desse conteúdo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.