APRECIAÇÃO DE ARTES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COMO POSSIBILIDADE PARA INTEGRAÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS
Arts appreciation in youth and adult education as a possibility for integration to science teaching
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar se o ensino de ciências, através da inserção de questões sociocientíficas, pode contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos alunos jovens-adultos-idosos-trabalhadores. Apresenta-se um recorte de atividades que possibilitaram a apreciação artística, visual e auditiva de uma classe de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola municipal do Rio de Janeiro. A pesquisa se caracteriza como sendo de caráter qualitativo e participante, com encontros nos quais os alunos participaram de diferentes experiências estéticas. O ensino de ciências ao abordar as questões sociocientíficas e discutir a relação entre ciências e artes possibilita uma conexão em favor da aprendizagem. As conclusões deste estudo evidenciam um percurso de aprendizagem marcado pela interação, dialogicidade e emoção, e que as questões sociocientíficas potencializam a reflexão sobre o conhecimento cotidiano na busca de novas formas de compreender e atuar.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.