SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TÓPICOS DE ASTRONOMIA PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Teaching sequence on Astronomy topics for the 1st year of High School
Resumo
A fascinação e curiosidade pelos fenômenos celestes fazem parte da natureza humana desde o começo da civilização. No entanto, diversos autores apontam que o ensino de Astronomia vem sendo deixado em segundo plano, ou na maioria dos casos nem é tratado nas aulas de Física, mesmo que documentos oficiais apontem a importância da sua inclusão. Diante disso, este trabalho tem por objetivo analisar a inserção de uma sequência didática sobre tópicos de Astronomia nas aulas de Física do Ensino Médio, em específico numa turma de 1º ano do curso de Edificações do IFSertãoPE/campus Salgueiro, buscando averiguar quais as contribuições dessa intervenção, onde para isso foram aplicados questionários antes e depois. A sequência proposta foi composta por aulas e oficina, assim como por momentos de observações do céu noturno. A abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativo, e para análise e tratamento dos dados foram adotados os métodos de análise de conteúdo definidos por Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos pode-se considerar que a aplicação da sequência didática foi positiva e se mostrou uma estratégia viável para introduzir a Astronomia nas aulas. A aplicação dessa estratégia, de certo modo, veio a contribuir com a popularização dessa temática na turma investigada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.