POSSIBILIDADES E ENTRAVES PARA O DIÁLOGO COM O TERRAPLANISMO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Possibilities and Obstacles to the Dialogue with Flat Earth in Science Teaching

  • Guilherme Ventura Bondezan
  • Maria Regina Dubeux Kawamura
Palavras-chave: fake science, terraplanismo, formação de professores.

Resumo

Diante das teorias negacionistas largamente difundidas nas mídias digitais, é importante buscar formas para tratá-las também no Ensino de Ciências. Para refletir sobre uma possibilidade dessa aproximação, optamos por abordar o terraplanismo, procurando caracterizá-lo e acompanhando uma atividade encaminhada no ensino superior. Tratou-se de uma proposta de discussão, com participação dos alunos, cuja análise forneceu elementos para uma reflexão exploratória. Nesse caso, nos interessou refletir particularmente sobre a natureza das argumentações desenvolvidas pelos alunos e sobre as questões referentes às possibilidades de diálogo. Nossas considerações sobre essa atividade apontam a importância de uma discussão coletiva, além, especificamente, do potencial de aprendizagem a partir do aprofundamento dos conhecimentos trazidos pelos alunos em suas críticas. Ainda que seja importante estimular o diálogo, pareceu-nos também importante constatar que as possibilidades de convencimento de terraplanistas são remotas. Nesse âmbito, abre-se espaço para que se busque discutir as razões para isso, ampliando a questão eventualmente para as características ideológicas das novas mídias nos tempos atuais.

Publicado
2022-04-26