INVESTIGAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AS PROPRIEDADES FÍSICAS DO AR COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
INQUIRY IN SCIENCE TEACHING: THE PHYSICAL PROPERTIES OF AIR WITH EXPERIMENTAL ACTIVITIES IN MIDDLE SCHOOL
Resumo
A presente pesquisa discute como atividades investigativas auxiliam na aprendizagem significativa de conhecimentos físicos, por meio da análise de um caso. Inicialmente, é apresentado um panorama teórico do ensino por investigação e, em seguida, analisada a aplicação de uma sequência de ensino investigativa acerca das propriedades do ar com estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Goiânia/GO. Considerando o contexto em que os estudantes estão inseridos e suas práticas diárias, a sequência investigativa foi desenvolvida com materiais de baixo custo, incorporando as três possibilidades em atividades experimentais (demonstração, verificação e investigação) durante quatro aulas. As estratégias didáticas possibilitaram que os estudantes compreendessem os conceitos físicos de maneira simples e acessível. A elaboração de um carrinho pelos estudantes promoveu discussões práticas, mobilizando seus conceitos prévios, e as observações das fases experimentais colaboraram na construção de uma aprendizagem significativa. A análise das respostas da etapa de sondagem e após o desenvolvimento da sequência investigativa corroboraram para inferência de que os estudantes compreenderam e assimilaram os conteúdos científicos nas atividades de demonstração e de investigação. Mesmo em um contexto de ensino remoto (ou a distância), a aplicação da sequência de ensino investigativa pode ser promovida com simplicidade e eficácia, desde que seja planejada e atenta às particularidades sociais e, portanto, apresenta-se como uma alternativa de ensino investigativo de física nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.