O ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM ASTRONOMIA: TRÂNSITO, OCULTAÇÃO, ECLIPSE
La Enseñanza de Conceptos Científicos en Astronomía: Transición, Ocultación, Eclipse The Teaching of Scientific Concepts in Astronomy: Transition, Occultation, Eclipse
Palavras-chave:
Ensino de conceitos científicos, Trânsito, Ocultação, Eclipse
Resumo
Este trabalho tem como base o relato de experiência referente ao ensino dos conceitos científicos de trânsito, ocultação e eclipse, utilizados comumente no ramo da Astronomia e Física. Para tanto foram utilizados equipamentos didáticos confeccionados com materiais de fácil acesso, tendo em vista a utilização desses componentes durante o período da pandemia do corona virus disease (COVID-19), em que aulas experimentais foram diretamente impactadas pelo distanciamento social e pelo fechamento dos espaços públicos, tais como as escolas e instituições de ensino e pesquisa. O método de pesquisa foi o qualitativo e por essa razão relatos dos alunos, atividades e outras ferramentas foram utilizadas para qualificar o sucesso da prática docente desenvolvida. Ao final, os estudantes alcançaram um entendimento completo sobre os conceitos envolvidos e que estão diretamente relacionados aos aspectos que são apresentados neste trabalho. Observou-se que o material didático é de grande contribuição para a aprendizagem dos conceitos e para a elucidação de diferenças que esses conceitos científicos apresentam.
Publicado
2022-08-23
Seção
Artigos
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.