EXPLORANDO A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES DE UMA PROFESSORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS DOCENTES SOBRE ARGUMENTAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA
Exploring the influence of the teacher action on the development of pre-service chemistry teachers' teaching knowledge about argumentation
Resumo
Pesquisadores da área da Educação em Ciências têm apontado que o professor tem um papel essencial para promover um ensino que contribua para engajar estudantes na argumentação. Para que isso ocorra, tais pesquisas enfatizam a importância de os cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências oferecerem oportunidades para os licenciandos e professores desenvolverem conhecimentos relacionados à argumentação. Contudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica do Brasil não explicitam quais conhecimentos os licenciandos e professores precisam desenvolver para serem capazes de favorecer o ensino de Ciências por meio da argumentação. Visando contribuir para essa discussão, o presente trabalho relata a estruturação e aplicação de uma disciplina voltada para trabalhar a argumentação na formação inicial de professores de Química durante a pandemia da COVID-19, em que o ensino promovido foi o remoto. A partir disso, a influência das ações da professora no desenvolvimento de conhecimentos relativos à argumentação pelos licenciandos é discutida. Os resultados indicam que ações da professora para estruturar e aplicar a disciplina influenciaram os licenciandos a desenvolver conhecimentos sobre aspectos estruturais da argumentação, estratégias e materiais didáticos que apoiam a argumentação, assim como de habilidades para conduzir situações argumentativas no contexto de ensino. Como implicações desse trabalho, espera-se que este relato possa motivar pesquisadores a continuar a desenvolver pesquisas sobre o papel da argumentação na formação inicial de professores, assim como auxiliar professores a estruturar e aplicar programas de formação inicial de professores de Ciências/Química em argumentação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.