EXPLORANDO A INFLUÊNCIA DAS AÇÕES DE UMA PROFESSORA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS DOCENTES SOBRE ARGUMENTAÇÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA

Exploring the influence of the teacher action on the development of pre-service chemistry teachers' teaching knowledge about argumentation

Palavras-chave: Disciplina de Argumentação; Ações Docentes; Formação Inicial de Professores; Conhecimentos Docentes sobre Argumentação.

Resumo

Pesquisadores da área da Educação em Ciências têm apontado que o professor tem um papel essencial para promover um ensino que contribua para engajar estudantes na argumentação. Para que isso ocorra, tais pesquisas enfatizam a importância de os cursos de formação inicial e continuada de professores de Ciências oferecerem oportunidades para os licenciandos e professores desenvolverem conhecimentos relacionados à argumentação. Contudo, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica do Brasil não explicitam quais conhecimentos os licenciandos e professores precisam desenvolver para serem capazes de favorecer o ensino de Ciências por meio da argumentação. Visando contribuir para essa discussão, o presente trabalho relata a estruturação e aplicação de uma disciplina voltada para trabalhar a argumentação na formação inicial de professores de Química durante a pandemia da COVID-19, em que o ensino promovido foi o remoto. A partir disso, a influência das ações da professora no desenvolvimento de conhecimentos relativos à argumentação pelos licenciandos é discutida. Os resultados indicam que ações da professora para estruturar e aplicar a disciplina influenciaram os licenciandos a desenvolver conhecimentos sobre aspectos estruturais da argumentação, estratégias e materiais didáticos que apoiam a argumentação, assim como de habilidades para conduzir situações argumentativas no contexto de ensino. Como implicações desse trabalho, espera-se que este relato possa motivar pesquisadores a continuar a desenvolver pesquisas sobre o papel da argumentação na formação inicial de professores, assim como auxiliar professores a estruturar e aplicar programas de formação inicial de professores de  Ciências/Química em argumentação.

 

Biografia do Autor

Marina Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período Sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Educação pela UFMG e graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da área de Ensino de Química. Atuou como professora da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, lecionando para turmas do Ensino Médio Regular e Educação de Jovens e Adultos. Editora assistente da Revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, revisora deste periódico e dos periódicos Educação em Revista, Química Nova na Escola e Revista Debates em Ensino de Química, entre outros. Atualmente está membro do grupo de pesquisa PEQUI e da associação científica ABRAPEC, assim como está coordenadora da linha de pesquisa Argumentação em Educação Científica do grupo de pesquisa RESSONAR. Seus temas de interesses são: ensino fundamentado em modelagem, introdução de aspectos de natureza da ciência na Educação em Ciências; práticas epistêmicas na Educação em Ciências (especialmente modelagem e argumentação) e formação de professores na área de Educação em Ciências.

Cristiane Martins da Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutoranda em Ensino de Ciências pela UFRPE, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciada em Química pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Química no campus Iturama, ministrando disciplinas na área de de Ensino de Química. Pesquisadora do grupo de pesquisa PRÁTICAS CIENTÍFICAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS e do grupo REAGIR - Modelagem e Educação em Ciências. Se interessa pelos temas: natureza da Ciência, história da ciência, movimentos epistêmicos, práticas epistêmicas e formação de professores

Publicado
2022-08-23