RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL COMO POSSIBILIDADES DE SUPERAÇÃO DA CEGUEIRA BOTÂNICA
Teaching Resources Adapted to Emergency Remote Teaching as Possibilities for Overcoming Botanical Blindness
Resumo
O processo de ensino-aprendizagem de botânica é permeado por muitas dificuldades e desafios, o que torna o assunto enfadonho e desinteressante, sobretudo no contexto de ensino remoto. Com isso, fica cada vez mais perceptível que o ensino de botânica requer estratégias pedagógicas lúdicas e interativas que promovam melhorias de aprendizagem nesta área. Em virtude disso, essa pesquisa teve como objetivo investigar a proximidade e o conhecimento dos conteúdos de botânica por estudantes do ensino médio a partir da aplicação de recursos didáticos interativos adaptados ao ensino remoto. Essa pesquisa é descritiva, tem uma abordagem qualitativa e envolveu estudantes do segundo ano de uma escola estadual de Ensino Médio em tempo integral localizada em Crateús-CE. Os recursos didáticos utilizados foram Mapa mental, Quiz, Elaboração de Histórias em quadrinhos (HQs) e Jogo digital. Como método de coleta de dados, utilizou-se dois questionários, um deles visando à comparação de respostas nas fases de pré e pós-aplicação dos recursos didáticos e o outro visando à percepção dos alunos sobre os recursos utilizados. De modo geral, houve um aumento no número de acertos das questões do questionário sobre os conteúdos de botânica depois das intervenções pedagógicas. Embora tenha havido indicativos de que os estudantes tenham apresentado cegueira botânica a partir da percepção de uma imagem usada na pesquisa, a análise de outros aspectos levaram à conclusão de que os mesmos apresentaram proximidade com os conteúdos de botânica. Isso ficou evidenciado pelo nível de interesse pelas plantas, pelos conhecimentos que envolvem a utilização das plantas e pelo reconhecimento da importância ambiental e das características morfológicas dos vegetais. Essa pesquisa também permitiu concluir que a utilização de recursos didáticos interativos, especialmente em um contexto de aulas remotas, contribui para o ensino de botânica. Ao final da pesquisa, um manual foi produzido contendo a descrição e a forma de utilização dos recursos didáticos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.