METODOLOGIA DICUMBA: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Dicumba Methodology: Interdisciplinarity in Science Teaching
Resumo
Este artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre a emersão da interdisciplinaridade na Educação Básica por meio da integração e do diálogo entre as disciplinas da área de Ciências Naturais à luz da inserção da metodologia Dicumba - Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem. Para tanto, realizou-se um trabalho coletivo e interativo na área de Ciências da Natureza em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Nesta pesquisa de cunho quali-quantitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado com 11 assertivas na escala de concordância de 3 pontos. Estes dados foram interpretados qualitativamente via teóricos da área e tratados estatisticamente por meio do Programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows com base numa significância maior que 0,05 para o teste-t de igualdade de médias. Ao término, pode-se evidenciar que, além de não haver diferença estatística em relação a concordância sobre as assertivas, a ação interdisciplinar por meio da metodologia Dicumba favoreceu quatro pontos na ação e no processo de o aluno ressignificar e memorizar saberes: i) aprender a interpretar; ii) aprender a relacionar(-se); iii) aprender a construir; e iv) aprender a ser.
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