METODOLOGIA DICUMBA: INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Dicumba Methodology: Interdisciplinarity in Science Teaching

Palavras-chave: Dicumba., Interdisciplinaridade., Ensino de Ciências da Natureza, Análise Mista

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma reflexão sobre a emersão da interdisciplinaridade na Educação Básica por meio da integração e do diálogo entre as disciplinas da área de Ciências Naturais à luz da inserção da metodologia Dicumba - Desenvolvimento Cognitivo Universal-Bilateral da Aprendizagem. Para tanto, realizou-se um trabalho coletivo e interativo na área de Ciências da Natureza em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Nesta pesquisa de cunho quali-quantitativo, os dados foram coletados a partir da aplicação de um questionário estruturado com 11 assertivas na escala de concordância de 3 pontos. Estes dados foram interpretados qualitativamente via teóricos da área e tratados estatisticamente por meio do Programa Statistical Package for the Social Sciences for Windows com base numa significância maior que 0,05 para o teste-t de igualdade de médias. Ao término, pode-se evidenciar que, além de não haver diferença estatística em relação a concordância sobre as assertivas, a ação interdisciplinar por meio da metodologia Dicumba favoreceu quatro pontos na ação e no processo de o aluno ressignificar e memorizar saberes: i) aprender a interpretar; ii) aprender a relacionar(-se); iii) aprender a construir; e iv) aprender a ser.

Biografia do Autor

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Licenciada em Química e mestre em Físico-química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutora em Ensino das Ciências, com ênfase no ensino de Química, pela UFRPE. Foi coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID e contribuiu administrativamente atuando como vice coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Atualmente é Professora Adjunta (Nível 2) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Coordenadora do Curso de Química - Licenciatura e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Publicado
2022-08-23