ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA E DE UMA DAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD 2018
PBL in Basic Education: An analysis of the Chemistry textbook Guide and one of the collections approved in the PNLD 2018
Resumo
Desde os primeiros trabalhos acadêmicos sobre Educação Química nos anos 70 é perceptível o quanto a área vem se desenvolvendo, tanto com relação à diversidade de temas envolvidos nas pesquisas, quanto aos estudos relacionados aos diferentes níveis da educação. Entretanto, apesar dos avanços na área, nota-se um distanciamento entre propostas didáticas inovadoras e o chão da escola, gerando uma carência de um ensino que promova a formação de indivíduos críticos/reflexivos que desempenhem papel ativo na sociedade. Desta forma, é primordial a inserção de práticas educativas que estimulem o desenvolvimento do protagonismo estudantil e, além disso, que os professores tenham o suporte adequado para efetivá-las, incluindo o acesso a recursos básicos e formações em seu campo de atuação. Considerando essas proposições, buscamos investigar como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) está presente no Guia do livro didático de Química e como os problemas presentes em uma das coleções selecionadas pelo PNLD 2018 possibilitam seu uso na sala de aula por professores de química. Concluímos a partir da análise das sínteses das coleções presentes no Guia do Livro Didático, que apenas quatro das coleções de livros selecionadas pelo PNLD 2018 proporcionam uma abordagem de ensino a partir da resolução de problemas. A análise de uma das coleções mostra a necessidade de livros didáticos que tragam problemas que favoreçam o uso da ABP em sala de aula, bem como orientações pedagógicas específicas para os professores referentes aos procedimentos e meios de utilizá-la no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.