ABP NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO GUIA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA E DE UMA DAS COLEÇÕES APROVADAS NO PNLD 2018

PBL in Basic Education: An analysis of the Chemistry textbook Guide and one of the collections approved in the PNLD 2018

  • Ana Paulino Germano Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Paula de Souza de Freitas
  • Roberto Araújo Sá
Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas; Livro didático; Ensino de Química.

Resumo

Desde os primeiros trabalhos acadêmicos sobre Educação Química nos anos 70 é perceptível o quanto a área vem se desenvolvendo, tanto com relação à diversidade de temas envolvidos nas pesquisas, quanto aos estudos relacionados aos diferentes níveis da educação. Entretanto, apesar dos avanços na área, nota-se um distanciamento entre propostas didáticas inovadoras e o chão da escola, gerando uma carência de um ensino que promova a formação de indivíduos críticos/reflexivos que desempenhem papel ativo na sociedade. Desta forma, é primordial a inserção de práticas educativas que estimulem o desenvolvimento do protagonismo estudantil e, além disso, que os professores tenham o suporte adequado para efetivá-las, incluindo o acesso a recursos básicos e formações em seu campo de atuação. Considerando essas proposições, buscamos investigar como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) está presente no Guia do livro didático de Química e como os problemas presentes em uma das coleções selecionadas pelo PNLD 2018 possibilitam seu uso na sala de aula por professores de química. Concluímos a partir da análise das sínteses das coleções presentes no Guia do Livro Didático, que apenas quatro das coleções de livros selecionadas pelo PNLD 2018 proporcionam uma abordagem de ensino a partir da resolução de problemas. A análise de uma das coleções mostra a necessidade de livros didáticos que tragam problemas que favoreçam o uso da ABP em sala de aula, bem como orientações pedagógicas específicas para os professores referentes aos procedimentos e meios de utilizá-la no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Paula de Souza de Freitas

Atualmente é professora da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste. Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Mestrado e Doutorado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Química Inorgânica, com ênfase em Química Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese de compostos de coordenação com íons lantanídeos, Espectroscopia de lantanídeos e Intensidades f-f.

Roberto Araújo Sá

Biólogo(1999) pela Universidade Estadual do Piauí, Mestre em Bioquímica (2002) e Doutor em Química (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco com Pós-Doutoramento em Biologia Molecular (2008-2009 PRODOC/CAPES) pela UFPE.Atuou como Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial do CNPq (janeiro a julho de 2008). Professor Associado III do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE nos Cursos de Química-Licenciatura e Licenciatura Intercultural Indígena.Também foi Coordenador do Curso de Química-Licenciatura do CAA/UFPE. Fazendo parte como Orientador do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Trabalha com Metodologias e Práticas de Ensino de Química e Biologia. Pesquisando os processos metodológicos e as práticas que conduzem o ensino e a aprendizagem das ciências , bem como os fenômenos relacionados a esses processos em diferentes níveis e contextos educativos. Pesquisa também a Educação Ambiental e a Formação de Professores. Também pesquisa BIOATIVOS de PLANTAS MEDICINAIS DO AGRESTE PERNAMBUCANO, abordando a Química e Bioquímica de produtos naturais, com ênfase em metabólitos secundários, Glicídeos e Proteínas de origem vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Purificação e Caracterização de Polissacarídeos, Atividade Antioxidante de Extratos Vegetais, Purificação de Proteínas (Lectinas) Vegetais e Avaliação de Suas Propriedades Biológicas e Biotecnológicas, como Atividades Antimicrobiana e Inseticida. ÓLEOS ESSENCIAIS: EXTRAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E ATIVIDADE INSETICIDA E DE REPELÊNCIA. Atuou no Pibid CAPES na Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, como Coordenador do Subprojeto de Química-Licenciatura no período de 2012 a 2019. Atualmente é Vice Coordenador do Curso de Química Licenciatura do Campus do Agreste. Até o momento já orientouAté o momento, orientou 09 dissertações de Mestrado,; Coorientou 01 tese de Doutorado; Orientou 14 Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização; 16 trabalhos de conclusão de curso; e 23 projetos de iniciação científica. Atualmente, coorienta 01 estudante de Doutorado; 3 estudantes de Mestrado; coorienta 02 alunos de Mestrado; 01 projetos de iniciação científica e 04 trabalhos de Conclusão de Curso.

Publicado
2022-08-23