UTILIZAÇÃO DO “STORYTELLING” NO ENSINO DE FUNÇÕES DA QUÍMICA ORGÂNICA
Use of storytelling in the organic chemistry functions teaching / learning
Resumo
Esse artigo descreve uma pesquisa realizada durante a pandemia do novo Coronavírus, em uma turma da disciplina Química, de um curso de graduação, na área da saúde, de uma universidade particular. O experimento foi realizado com aulas síncronas online. O conteúdo abordado foi funções da química orgânica. O objetivo foi que os alunos, em grupos de quatro estudantes desenvolvessem e compartilhassem uma storytelling, sobre o tema em foco. Foi sugerida metodologia descrita na literatura internacional e sugeridos softwares gratuitos, em português e com orientações de utilização gratuita no Youtube. Os resultados demonstraram que a metodologia permitiu que os estudantes exercessem a criatividade e desenvolvessem habilidades digitais, de escrita e de convivência. É uma metodologia construtivista e focada no aluno, pois a professora apenas interferiu quando solicitada. Os estudantes participaram e se sentiram motivados, principalmente ao aprender novas técnicas digitais. A metodologia pode ser utilizada em diferentes disciplinas e objetivos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.