PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Pedagogical Residence Program in The Teacher Training in Nature Sciences: Challenges and Possibilities
Resumo
Este trabalho tem como tema o Programa de Residência Pedagógica na formação de professores em Ciências da Natureza. Seu objetivo foi analisar os impactos da primeira edição do referido programa (Edital 06/2018 CAPES) na formação de acadêmicos de um curso de Ciências da Natureza Licenciatura, bem como, as contribuições e desafios na formação continuada de professores da rede de Educação Básica que atuaram neste. A pesquisa contemplou o curso de Ciências da Natureza Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, com a participação de acadêmicos que atuaram como residentes. O estudo também foi desenvolvido com professoras da rede de Educação Básica atuantes nas denominadas escolas-campo do programa, no município de Dom Pedrito - RS. Estas participaram do programa na função de preceptoras. O estudo se caracterizou como uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo exploratória, com estudo de caso. Para coleta de dados, foi utilizada a análise documental de cartas escritas por residentes e preceptoras. Na análise dos dados coletados, foram utilizados princípios da metodologia da análise textual discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). A pesquisa possibilitou avaliar as contribuições do Programa de Residência Pedagógica no curso citado, destacando as experiências vivenciadas, enfatizando também, aspectos a serem reconsiderados no caso de renovação do programa. Foram obtidos como principais resultados: da análise das escritas das cartas, reflete a riqueza do programa tanto por parte dos acadêmico-residentes quanto das professoras/preceptoras, com a descrição de suas contribuições e desafios na formação docente inicial e continuada em Ciências da Natureza. Destaca-se como aspectos positivos do programa neste contexto: aproximação entre universidade e escola; possibilidade de aplicação na escola-campo dos conceitos estudados na licenciatura pelos acadêmicos; incentivo ao uso de metodologias de ensino diferenciadas e inovadoras. Como desafios vivenciados no programa no campo de estudo, cabe ressaltar: dificuldade em reunir o coletivo (residentes/preceptoras/orientadora) por conflito de agendas pessoais e profissionais dos participantes, principalmente por tratar-se de um curso noturno, em que boa parte dos acadêmicos trabalham durante o dia; o programa estar em sua primeira edição e ainda não ter sua proposta e objetivos conhecidos pela comunidade escolar. A partir destes resultados, espera-se contribuir com os estudos envolvendo o Programa de Residência Pedagógica e demais políticas de formação de professores.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.