SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS PARA ESTUDO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS

The contributions of didactic sequences in the teaching and learning process in Science for the study of ecological relationships

  • Thiago Inácio dos Santos Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)
  • Danilo Ramos Cavalcanti Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA)
Palavras-chave: Ecologia; Educação; Ensino Fundamental.

Resumo

As sequências didáticas constituem-se como propostas para os professores trabalharem conceitos, utilizando inúmeros recursos, além de propiciar a motivação e o desenvolvimento do raciocínio formal, lógico e dedutivo aos alunos. Desta forma, objetivou-se elaborar e aplicar uma sequência didática em uma turma do ensino fundamental para a compreensão das relações ecológicas. Foi aplicada uma sequência didática organizada em seis etapas. Foram utilizados recursos metodológicos diversificados como questionários pré-teste e pós-teste, Mentimeter, aula expositiva, registros fotográficos e exposição e criação de um perfil no Instagram para postagens das atividades. Participaram da pesquisa 14 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular do interior de Pernambuco. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram construir o conhecimento acerca do tema com mais facilidade, uma vez que atuaram como protagonistas do processo. Logo, percebeu-se que a sequência didática auxilia na organização e execução dos assuntos, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2022-08-23