SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS PARA ESTUDO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS
The contributions of didactic sequences in the teaching and learning process in Science for the study of ecological relationships
Resumo
As sequências didáticas constituem-se como propostas para os professores trabalharem conceitos, utilizando inúmeros recursos, além de propiciar a motivação e o desenvolvimento do raciocínio formal, lógico e dedutivo aos alunos. Desta forma, objetivou-se elaborar e aplicar uma sequência didática em uma turma do ensino fundamental para a compreensão das relações ecológicas. Foi aplicada uma sequência didática organizada em seis etapas. Foram utilizados recursos metodológicos diversificados como questionários pré-teste e pós-teste, Mentimeter, aula expositiva, registros fotográficos e exposição e criação de um perfil no Instagram para postagens das atividades. Participaram da pesquisa 14 alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular do interior de Pernambuco. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram construir o conhecimento acerca do tema com mais facilidade, uma vez que atuaram como protagonistas do processo. Logo, percebeu-se que a sequência didática auxilia na organização e execução dos assuntos, contribuindo significativamente para o processo de ensino-aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.