PADLET COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GENÉTICA EM MEIO A PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Padlet as a teaching resource in teaching genetics in the middle of pandemic: an experience report
Resumo
O artigo apresenta um relato de experiência sobre o ensino presencial e posteriormente remoto, durante a pandemia, realizado entre os meses de janeiro a maio do ano de 2020. A pesquisa partiu dos seguintes pressupostos: como ensinar genética por meio do ensino híbrido? Como o Padlet ajudou no ensino remoto após as medidas restritivas? Teve como objetivo geral inserir uma abordagem hibrida no ensino de Genética. E como objetivos específicos disponibilizar materiais interessantes de Genética, relatar a experiência dos alunos com o aplicativo, sanar dúvidas e propiciar a construção do próprio conhecimento durante o ensino presencial e depois o remoto. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter exploratório qualitativo, baseado no relato de experiência docente e na coleta de dados com o uso do questionário exploratório dos discentes antes, durante as medidas restritivas. O presente estudo não teve a intenção de comparar o nível de aprendizado dos discentes, e sim relatar a experiência obtida por eles. O estudo foi conduzido com discentes do 3º ano do Ensino Médio do CEPMG-Mansões Paraíso, Aparecida de Goiânia – Goiás. O uso do Padlet mostrou-se significativo no ambiente escolar como uma ferramenta colaborativa e de fácil comunicação, uma ferramenta a mais para que o discente seja o protagonista do próprio conhecimento.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.