A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP) PARA O ENSINO DE BOTÂNICA EM AULAS DE CIÊNCIAS

Problem Based Learning (PLB) for teaching Botany in Science classes

  • Wagner de Jesus Silva
  • Guadalupe Edilma Licona de Macedo
Palavras-chave: Alfabetização científica; Aprendizagem significativa; Ensino de Ciências; Ensino de Biologia.

Resumo

O presente artigo aborda o ensino das temáticas da dormência e germinação de sementes, utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas como subsídio metodológico para o ensino na educação básica. Foram contemplados, no âmbito do ensino de Ciências, conteúdos da Botânica, tendo por objetivo propiciar o protagonismo estudantil no processo de ensino-aprendizagem e participação dos estudantes na construção do conhecimento na perspectiva crítica, embasando-se, assim, em uma proposta que visa a melhoria do ensino de Ciências. Para alcançar esse objetivo, participaram da atividade interventiva doze estudantes matriculados no ensino médio das escolas da rede pública estadual de educação, no município de Jequié – Bahia. Os estudantes realizaram experimentos, de modo a ilustrar possibilidades para a quebra de dormência de sementes. Os resultados permitiram corroborar que abordagens nesta perspectiva contribuem para que haja aprendizagem significativa, articulação de conhecimentos prévios entre os estudantes, a indissociabilidade entre teoria e prática, o respeito à autonomia do estudante. Esta metodologia apresenta-se significativa para o discente que a partir da resolução dos problemas torna-se mais crítico, aguça o processo da tomada de decisões e a capacidade de ouvir opiniões divergentes, além de torna-lo capaz aprender a aprender.

Publicado
2021-12-22