PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA LEITURA DE TEXTOS JORNALÍSTICOS EM AULAS DE QUÍMICA

Production of meanings in the reading of journalistic texts in chemistry classes

  • Luis Gustavo Silva Salmazo
  • Marcelo Zanotello
Palavras-chave: ensino de Química, leitura, textos jornalísticos, análise de discurso.

Resumo

Um desafio persistente na educação é o de propiciar aos estudantes uma associação significativa entre conteúdos científicos disciplinares e implicações sociais do desenvolvimento científico e tecnológico. O uso de textos jornalísticos em sala de aula pode auxiliar nessa tarefa. O objetivo deste trabalho é analisar a produção de sentidos por estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola pública paulista, a partir da leitura de textos jornalísticos abordando temas relacionados à Química Orgânica. Os estudantes leram reportagens selecionadas e responderam questionários semiabertos acerca de aspectos sociais, epistemológicos e conceituais. Com base na Análise de Discurso francesa, os resultados evidenciam a produção de alguns sentidos críticos sobre implicações sociais da Ciência, bem como possibilidades de mediação de certas dificuldades identificadas na aplicação de conceitos da Química Orgânica e na elaboração das respostas dissertativas. Destaca-se uma participação mais efetiva dos estudantes em aulas seguintes à realização das atividades de leitura.

Publicado
2021-12-22