SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS A PARTIR DA TEMÁTICA PLANTAS MEDICINAIS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM TEMPO DE PANDEMIA

Teaching Sequence for Teaching Organic Functions from the Theme Medicinal Plants: Limits and Possibilities in Pandemic Time

  • Leandro S da Silva
  • João R de Freitas Filho
  • Ronaldo D da Silva
  • Kátia C. Silva de Freitas
  • Ladjane P da Silva Rufino de Freitas
  • Ruth do Nascimento Firme
Palavras-chave: Ensino de química; Tecnologias digitais; Plantas medicinais.

Resumo

Sabe-se que o distanciamento social se tornou uma realidade para a escola e exigiu uma grande reflexão sobre o fazer pedagógico docente e as estratégias de ensino utilizadas em sala de aula que, até então, eram pautadas em ferramentas didáticas presenciais. Frente a essa realidade, esta pesquisa teve como objetivo a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática desenvolvidas com a temática ‘plantas medicinais’ a qual contribuiu com ações no momento de Pandemia. Participaram da pesquisa, 10 estudantes do ensino médio de uma escola de referência em Ensino Médio do município de Passira-PE. A pesquisa foi desenvolvida conforme os três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se questionários, Google Formulário, e-mail, plataforma Kahoot, registros escritos. A partir da análise dos resultados obtidos, tanto qualitativos quanto quantitativos, pode-se observar que a sequência didática proposta se mostrou uma boa ferramenta pedagógica para se trabalhar a temática “plantas medicinais”, mais especificamente o conteúdo das funções orgânicas.

Publicado
2021-12-22