CONSTRUINDO CONHECIMENTO EM UMA OFICINA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM CRIANÇAS

Building Knowledge in a Scientific Communication Workshop with Children

  • Bárbara Mariane Martinez Viana
  • Karla Cunha Pádua
  • Francisco Ângelo Coutinho
Palavras-chave: divulgação científica, infância, etnografia.

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação que realizou uma oficina de Divulgação Científica em uma Escola Municipal, em um viés etnográfico. A pesquisa teve como foco o projeto Universidade das Crianças, da Universidade Federal de Minas Gerais. Este é um projeto de extensão que propõe divulgar a ciência para o público infantil. Com o objetivo de compreender como o material de divulgação científica construído pelo Projeto chega às crianças tomamos como base a oficina. Para dar conta de analisar a interação entre crianças (entidades humanas) e material de divulgação científica (não humanas) estabelecidas no contexto da oficina, tomamos como base a Teoria Ator-Rede (TAR). O intuito foi seguir o curso de ações entre crianças e os materiais. Através das participações foi possível perceber como as crianças pensam e dialogam com ciência, os valores remetidos em suas nas manifestações evidenciaram desafios os quais a divulgação científica tem pela frente.

Publicado
2021-12-21