ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COM-TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Scientific Literacy with- Digital Technologies: possibilities of pedagogical practices

  • Cianir Mendonça dos Santos
  • Alexandra Nascimento de Andrade
  • Felipe da Costa Negrão
  • Priscila Eduarda Dessimoni Morhy
Palavras-chave: Alfabetização Científica. Ensino de Biologia. Software Audacity.

Resumo

As Tecnologias Digitais (TD) podem contribuir no processo de ensino e aprendizagem quando aliadas a uma didática interativa entre professores, estudantes e as mídias. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar como o software Audacity pode influenciar na constatação de indicadores de Alfabetização Científica, através de uma intervenção pedagógica na disciplina de Biologia com alunos da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola estadual, localizada na Zona Leste, da cidade de Manaus-AM. A pesquisa foi qualitativa com o gerenciamento de dados a partir da observação participante, notas de campo, rodas de conversa, entrevistas e registro audiovisual. A análise dos dados apontou que, após a intervenção pedagógica com-Audacity, os alunos apresentaram alguns indicadores de Alfabetização Científica (explicação, previsão, levantamento de hipóteses, classificação de informações, organização da informação e raciocínio lógico). Os principais resultados indicaram que as aulas de Biologia com a construção de vídeos e áudios, mediante o software Audacity, possibilitou encontros participativos, discussões e construções de trabalhos criativos, em que discentes e docente dialogaram e pesquisaram assuntos de maneira interativa “com-mídias”, o que contribuiu para uma maior compreensão dos termos científicos por parte dos alunos.

Publicado
2021-12-21