MENINAS NAS CIÊNCIAS: UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR FOCADO EM DESPERTAR O INTERESSE PELAS ÁREAS STEM

Girls in sciences: a multidisciplinary project focused on arousing interest in stem areas

  • Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa
  • Alexandre José Bühler
  • Karine Leite de Miranda
  • Delma Tânia Bertholdo
Palavras-chave: Meninas na Ciência, Gênero, Educação, STEM

Resumo

Dados nacionais e internacionais revelam a baixa representatividade feminina nos cursos superiores e nas carreiras relacionadas às Ciências Exatas, Engenharias e Computação. No entanto, diante do avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação é imprescindível a força de trabalho das mulheres para promover um ambiente mais diverso, inclusivo e competitivo. Com isso, várias iniciativas têm sido propostas com o intuito de promover a participação feminina nessas áreas. Como exemplo, cita-se a Chamada Pública de 2018, “Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (Chamada CNPq/MCTIC Nº 31/2018). O Projeto Multidisciplinar, objeto deste Relato de Experiência, foi contemplado por essa Chamada e desenvolvido com meninas do Ensino Fundamental e Médio que estudam em escolas públicas do município de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Para despertar o interesse das participantes pelas áreas das Exatas foi proposta a construção de uma estação meteorológica que utiliza conceitos de Física básica, Física aplicada, Química, Eletrônica e Programação. Ainda, o artigo traz dados, faz uma reflexão crítica acerca da desigualdade de gênero e oferece possibilidades de atividades que podem ser realizadas no ambiente escolar para a discussão desta temática contribuindo para o enfrentamento da desigualdade de gênero.

Publicado
2021-12-21