MODELAGEM ATÔMICA: O ELO ENTRE EXPERIMENTAÇÃO E SIMULAÇÕES VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Atomic modeling: The link between experimentation and virtual simulations in teaching chemistry

  • Leonardo Alexandre Veltrone
  • Ana Cristina Trindade Cursino
  • Jaime da Costa Cedran
Palavras-chave: Representações, Modelo, Ensino.

Resumo

Na educação básica, a apresentação dos modelos atômicos, segue, muitas vezes, uma ordem cronológica e não problematizada pelo professor. Dessa forma, não fica claro até que momento é possível ou não trabalhar com um determinado modelo e quais as necessidades científicas que levam à elaboração de um modelo mais aprimorado. Baseando nisso, o presente trabalho teve como objetivo relacionar os modelos atômicos com outros conceitos químicos utilizando atividades teóricas, experimentais e virtuais, bem como verificar como os estudantes assimilam os níveis de representações do conhecimento químico pelas modelagens de átomos para as reações de combustão. Para isso foi elaborada e aplicada uma Sequência Didática (SD): Intitulada “Experimentações e simulações, o caso da combustão”. Como eixo central foi trabalhado as representações que os estudantes assimilam sobre o Fogo (macroscópica, submicroscópica e simbólica) na qual a contextualização dos modelos atômicos está em interação a conceitos químicos, como: reações químicas, fórmulas químicas, balanceamento de equações e transições eletrônicas, por meio de atividades experimentais e simulações virtuais. Após aplicação da SD, notou-se que os estudantes interagiram nas aulas experimentais e os relatos feitos por eles mostram como associaram determinados fenômenos químicos no campo das representações a nível simbólico das experiências no cotidiano. Muitos questionamentos apresentados pelos estudantes revelam que associaram o nível simbólico aos fenômenos macroscópicos, sendo que muitas concepções trazidas por eles fazem sentido dentro da proposta de estudo das combustões. As simulações virtuais permitiram criar ambientes que ampliaram as possibilidades de interação e representação aos níveis do conhecimento, permitindo aos estudantes a capacidade de modelagem a nível atômico, aproximando ao nível submicroscópico, pela visualização e interatividade dos modelos.

Publicado
2021-12-21