RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS CONSIDERANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E TEORIA DE CAMPOS CONCEITUAIS: UMA PROPOSTA PARA ENSINAR FÍSICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO

Open Problem Solving considering Meaningful Learning and Conceptual Field Theory: A proposal to teach Quantum Physics in High School

  • Giovana Espíndola Batista
  • Ederson Staudt
  • Jorge Rodolfo Silva Zabadal
  • Karen Cavalcanti Tauceda
Palavras-chave: Problemas abertos, Ensino de física, Campos Conceituais, Aprendizagem Significativa

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de produzir uma análise da estratégia de resolução de problemas abertos com o enfoque da Aprendizagem Significativa e da Teoria de Campos Conceituais. Assim, busca-se aperfeiçoar as habilidades de investigar, interpretar e resolver situações-problemas de maneira a promover a autonomia do aluno. Metodologicamente foi realizada uma sequência didática para a resolução de problemas abertos, com a abordagem dos conceitos de física quântica, relacionando-os aos avanços tecnológicos e científicos considerando pressupostos teóricos da aprendizagem significativa e dos campos conceituais. A proposta foi desenvolvida no decorrer do ano de 2018 em uma turma de 3º ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual situada em Porto Alegre - RS. Dentre os resultados obtidos, pode-se destacar a maior participação em aula, autonomia para realizar investigações e trabalhar em grupo e capacidade para interpretar questões mais complexas. Em razão disto, conclui-se que a metodologia dos problemas abertos aliada à teoria da Aprendizagem Significativa e dos Campos Conceituais contribui para desenvolver as habilidades pertinentes ao ensino da física e indica possibilidades para uma aprendizagem significativa e contextualizada, considerando conhecimentos cotidianos e da física quântica no âmbito escolar, relacionando-os também com o debate sobre os avanços científicos e tecnológicos desta temática.

Publicado
2021-12-21