SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NO BRASIL E EM PORTUGAL, UTILIZANDO OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁREAS DA BIOLOGIA
Teaching sequence, in Brazil and Portugal, using digital learning objects in the teaching of biology
Resumo
Este artigo foi desenvolvido como parte integrante de uma pesquisa de doutoramento sanduíche entre Brasil e Portugal. O objetivo da pesquisa era analisar o desempenho dos alunos participantes de uma sequência didática, com a utilização de objetos digitais de aprendizagem, sem a interferência pedagógica do professor. Através dos resultados do desempenho dos alunos, analisar a potencialidade de um objeto digital de aprendizagem. Participaram dessa pesquisa duas Universidades Brasileiras e quatro Universidades Portuguesas, com um total de 448 alunos. A sequência didática foi organizada em três etapas: a primeira com levantamentos de dados pessoais dos sujeitos da pesquisa e a aplicação de um questionário, contendo 10 (dez) questões de multipla escolha com temas de Zoologia e de Botânica. Dividimos nessas duas áreas da Biologia pelas similaridades e disponibildades encontradas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Na segunda etapa os alunos exploraram o Planetabio.com durante 01 (uma) hora e imediatamente após o uso do OBDA os alunos respoderam a um novo questionário contendo 10 (dez) questões. Após 15 (quinze) dias os alunos responderam a mais um teste contendo o mesmo número de questões multipla escolha. Após as analises estatísticas de normalidade, ANOVA e Tukey, os reusltados apontam uma variação positiva no teste de Botânica de Portugal. Os testes de Zoologia apresentaram significância e positividade no segmento B-C, ou seja, do segundo para o terceiro teste. Nos resultados de Botânica dos dois países podemos pensar em uma aprendizagem mecânica, que ocorre por fixação do conteúdo e nos casos de Zoologia, nos dois países, podemos considerar uma aprendizagem significativa, pois ocorreu relação entre os subsunçõres cognitivos dos alunos entre os testes.
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