SEQUÊNCIA DIDÁTICA, NO BRASIL E EM PORTUGAL, UTILIZANDO OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ÁREAS DA BIOLOGIA

Teaching sequence, in Brazil and Portugal, using digital learning objects in the teaching of biology

  • Elizabeth Aparecida Assis Brandão
  • Rita de Cássia Frenedozo
  • Juliano Schimiguel
  • Carlos Adriano Martins
Palavras-chave: Objetos Digitais de Aprendizagem, Zoologia, Portugal, Planetabio.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido como parte integrante de uma pesquisa de doutoramento sanduíche entre Brasil e Portugal. O objetivo da pesquisa era analisar o desempenho dos alunos participantes de uma sequência didática, com a utilização de objetos digitais de aprendizagem, sem a interferência pedagógica do professor. Através dos resultados do desempenho dos alunos, analisar a potencialidade de um objeto digital de aprendizagem. Participaram dessa pesquisa duas Universidades Brasileiras e quatro Universidades Portuguesas, com um total de 448 alunos. A sequência didática foi organizada em três etapas: a primeira com levantamentos de dados pessoais dos sujeitos da pesquisa e a aplicação de um questionário, contendo 10 (dez) questões de multipla escolha com temas de Zoologia e de Botânica. Dividimos nessas duas áreas da Biologia pelas similaridades e disponibildades encontradas nas Instituições de Ensino Superior (IES). Na segunda etapa os alunos exploraram o Planetabio.com durante 01 (uma) hora e imediatamente após o uso do OBDA os alunos respoderam a um novo questionário contendo 10 (dez) questões. Após 15 (quinze) dias os alunos responderam a mais um teste contendo o mesmo número de questões multipla escolha. Após as analises estatísticas de normalidade, ANOVA e Tukey, os reusltados apontam uma variação positiva no teste de Botânica de Portugal. Os testes de Zoologia apresentaram significância e positividade no segmento B-C, ou seja, do segundo para o terceiro teste. Nos resultados de Botânica dos dois países podemos pensar em uma aprendizagem mecânica, que ocorre por fixação do conteúdo e nos casos de Zoologia, nos dois países, podemos considerar uma aprendizagem significativa, pois ocorreu relação entre os subsunçõres cognitivos dos alunos entre os testes.

Publicado
2021-12-21