CRUZANDO FRONTEIRAS: ARPILLERAS COMO FERRAMENTA PARA A ANÁLISE DO DISCURSO DE GRADUANDOS ANGOLANOS

Crossing borders: arpilleras as a tool for discourse analysis of Angolan graduates

  • Francisco Luiz Girardi
  • Ana Maria Minela Santin
  • Anelize Queiroz Amaral
  • Siderlene Muniz-Oliveira
Palavras-chave: Discurso, Educação Ambiental, Sociedade-natureza

Resumo

A crescente necessidade pela compreensão de questões ambientais, desigualdades e principalmente injustiças socioambientais são reflexos do modelo de sociedade x natureza que se tornou insustentável. Discussões no campo da Educação Ambiental acerca destes temas hoje ocorrem em âmbito internacional. Assim, este artigo surge após participação no 4° Seminário de Formação de Professores Angola – Brasil, onde, por meio do desenvolvimento de uma oficina de Educação Ambiental empregando uma adaptação da técnica conhecida como arpillera, que surgiu como forma de resistência para mulheres chilenas em períodos de ditadura. A técnica foi realizada por 55 graduandos de áreas da Ciências e outras de uma universidade da província de Bengo - Angola, no qual, retratam em seus discursos os enfrentamentos cotidianos relacionados à temática ambiental. Nas análises dos seus discursos verbais e visuais, pudemos perceber inúmeras ações antrópicas ocasionadas no/ao ambiente, trazendo como consequência inúmeros vetores de doenças tais como dengue, malária e febre amarela, comuns no continente africano, aliadas à falta de recursos básicos como água encanada e saneamento básico, as quais refletem em uma baixa qualidade de vida. Ao longo deste artigo, discutimos também como as questões históricas de Angola refletem no atual modelo sociedade-natureza que ocorre no país, bem como possíveis ferramentas para se ressignificar estes modelos.

Publicado
2021-12-20