O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E O PROCESSO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DE PIAGET E VYGOTSKY: UM ESTUDO SOBRE OS FUNGOS

The development of an investigative teaching sequence and the learning process from the Piaget and Vygotsky perspective

  • Tayse Dantas dos Santos
  • Adjane da Costa Tourinho e Silva
  • Divanizia do Nascimento Souza
  • Veleida Anahi da Silva
Palavras-chave: Ensino por investigação; Estudantes; Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da aprendizagem de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal por meio do ensino por investigação. Para isso, houve a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) para as aulas de ciências, elaborada de acordo com o ciclo investigativo de Pedaste et al. (2015) sobre o conteúdo programático “fungos”. As aulas foram gravadas em vídeos e as análises destes materiais ocorreram em conformidade com as estratégias elaboradas por Lima (2015), que estabelece seis fases. Durante as atividades da SEI, notou-se o envolvimento dos estudantes na busca da resolução das questões centrais que integraram a SEI, foram elas: Quais as condições para proliferação do mofo? Os fungos são bons ou ruins para saúde? Identificou-se também que o ensino por investigação pode fomentar conflitos cognitivos entre as ideias já existentes e a aquisição de novos conhecimentos. Diante desse contexto, o processo de mediação, explicado por Vygotsky (2007), foi fundamental para internalização, ou seja, construção do conhecimento.

Publicado
2021-12-20