O POTENCIAL DE UM DEBATE SOBRE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA PARA O USO DE EVIDÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
The potential of a debate on a socio-scientific issue for the use of evidence and construction of counter arguments by elementary school students
Resumo
Relatamos como uma atividade de debate sociocientífico, com posições previamente definidas, sobre uma questão relacionada à plantação de eucalipto, pode contribuir para o uso de evidências e a construção de contra-argumentos em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. O presente relato apresenta formas de dar suporte aos(às) estudantes para participarem da argumentação, usando evidências para sustentar seus posicionamentos e qualificando ou criticando argumentos e contra-argumentos. Além disso, apresentamos evidências de que o debate sociocientífico com esse formato apresenta grande potencial para dar visibilidade às diferentes formas de participação dos(as) estudantes, assim como às suas formas de construir e avaliar evidências e de construir argumentos e contra-argumentos. Por fim, damos destaque ao papel fundamental do(a) professor(a) como mediador(a) nesse tipo de prática para inibir ou favorecer a argumentação dos(as) estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.