O POTENCIAL DE UM DEBATE SOBRE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA PARA O USO DE EVIDÊNCIAS E CONSTRUÇÃO DE CONTRA-ARGUMENTOS POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

The potential of a debate on a socio-scientific issue for the use of evidence and construction of counter arguments by elementary school students

  • Rubens Silveira Garcias
  • Ana Paula Souto Silva Teles
  • Danusa Munford
Palavras-chave: Argumentação; Contra-argumentos; Questões sociocientíficas.

Resumo

Relatamos como uma atividade de debate sociocientífico, com posições previamente definidas, sobre uma questão relacionada à plantação de eucalipto, pode contribuir para o uso de evidências e a construção de contra-argumentos em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. O presente relato apresenta formas de dar suporte aos(às) estudantes para participarem da argumentação, usando evidências para sustentar seus posicionamentos e qualificando ou criticando argumentos e contra-argumentos. Além disso, apresentamos evidências de que o debate sociocientífico com esse formato apresenta grande potencial para dar visibilidade às diferentes formas de participação dos(as) estudantes, assim como às suas formas de construir e avaliar evidências e de construir argumentos e contra-argumentos. Por fim, damos destaque ao papel fundamental do(a) professor(a) como mediador(a) nesse tipo de prática para inibir ou favorecer a argumentação dos(as) estudantes.

Publicado
2021-12-20