ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL - FORMAÇÃO CIENTÍFICA DOS PEDAGOGOS
Teaching Sciences in Childhood Education and Fundamental Education – Scientific Training of Pedagogues
Resumo
A linguagem científica possui suas próprias estruturas, regras e exceções, o que, muitas vezes, pode tornar-se a grande dificuldade do entendimento de leis e modelos científicos. A estrutura semântica, gramatical e significados diferenciados da linguagem popular torna seu ensino complexo, exigindo aos professores saberes transdisciplinares. De acordo com o Índice de Letramento Científico, mais de 50% da população brasileira estudada possui letramento não científico ou rudimentar, o que ratifica o rendimento insatisfatório em Ciência. A partir dessa problemática e, reconhecendo o déficit na base do conhecimento científico construído pelo e para o profissional com formação em Pedagogia, a formação desse docente pode ser um fator limitante. Com objetivo de potencializar a formação do(a) pedagogo(a) em Ciência foram desenvolvidas atividades a esses profissionais de como o Ensino de Ciências pode ser trabalhado na educação infantil e ensino fundamental. Essa ação foi organizada dentro de um Centro de Ciências em Brasília por meio de encontros semanais iniciados em 2018 a 2020, nos quais foram realizados encontros pedagógicos e desenvolvido atividades científicas que trabalharam a linguagem científica, a experimentação e o reconhecimento de modelos científicos. A partir da coleta de opinião dos professores, pode-se afirmar que um número reduzido aperfeiçoaram suas estratégias no que tange ao Ensino de Ciência e desenvolveram novos materiais pedagógicos, porém a maioria ainda permanece com certa morosidade nas ações de transformação de um ensino de ciências crítico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.