• Principal
  • Informações
  • O Projeto pedagógico
  • Projeto pedagógico

Projeto Pedagógico

 

 Objetivos do curso

 Perfil do profissional que se almeja formar

 Competências e habilidades essenciais dos profissionais graduados no curso

 Conhecimentos e conteúdos mínimos necessários à formação em Física

 

Objetivos do curso

     O Curso de Licenciatura Plena em Física tem como objetivo principal a formação de educadores em física com perfil para atuação no ensino de nível médio. O curso tem como meta oferecer aos seus graduandos as condições necessárias para o magistério, tanto do ponto de vista dos conteúdos específicos da física enquanto ciência, como também dos conteúdos e habilidades de cunho educativo/pedagógico, tanto no âmbito teórico quanto experimental.

     Embora seja um Curso de Licenciatura, sua estrutura curricular permite a formação de profissionais num nível conceitual específico da física compatível com cursos de física de reconhecida excelência. Para isso, o curso inclui em sua grade curricular, quer seja como obrigatórias como optativas, disciplinas tais como Física Nuclear, Mecânica Quântica, Física do Estado Sólido, Estrutura da Matéria, Eletromagnetismo e Física Matemática.

 

 

Perfil do profissional que se almeja formar

     O perfil do profissional que se almeja é o educador com uma forte base conceitual a nível de terceiro grau e também um profundo embasamento pedagógico. A base conceitual é fundamental para que o futuro professor de física tenha segurança suficiente para lidar com tópicos dessa área em sala de aula, estabelecendo correlações críticas entre a física e outras ciências, bem como entre a física a sociedade e a tecnologia. Já o embasamento pedagógico garante que o profissional tenha uma clara visão dos principais problemas do contexto educacional e das principais técnicas didáticas que podem auxiliá-lo como elemento propiciador da educação em física. Para isso, a estrutura do curso, além da base conceitual, inclui aspectos relacionados às principais teorias de aprendizagem, importantes epistemologias, bem como o estudo de técnicas de ensino-aprendizagem, incluindo a confecção de materiais didáticos e a própria prática de ensino. Procurou-se incorporar, a essa estrutura, na medida do possível, resultados de pesquisas da área de educação em ciências. Há de se destacar, ainda, a existência de uma preocupação com relação à filosofia da ciência e com os aspectos conceituais da física, não meramente com o formalismo matemático (o qual é também considerado importante).

     A formação de profissionais com esse perfil, contudo, não é um processo trivial. Somado à baixa valorização dos professores de ensino médio e fundamental - o que tem um impacto profundo na qualidade dos cursos de licenciatura - o próprio perfil dos alunos que ingressam no curso torna a sua formação um processo bastante dificultoso.

     Como o Curso de Licenciatura Plena em Física da UFMT é noturno, freqüentemente ingressam no curso indivíduos sem um perfil adequado, ou seja, indivíduos que escolhem a opção de licenciatura em física no vestibular não por terem vocação para a área, mas por ser um dos poucos cursos oferecidos no período, compatível, portanto, com os seus empregos. É comum, também, o ingresso de indivíduos que há muitos anos já haviam completado o nível médio, ou seja, que há muito tempo haviam deixado de estudar. Somando-se a isso uma freqüente fraca formação a nível médio, temos que o perfil do aluno, ao ingressar no curso, não favorece um bom rendimento, pelo menos nos dois primeiros anos. Uma mera comparação entre o perfil dos alunos que entram no curso e os que se formam revela uma dramática mudança de nível cognitivo.

 

 

Competências e habilidades essenciais dos profissionais graduados no curso

Os egressos do curso devem possuir formação adequada para proporcionar as condições mínimas necessárias a um professor de física com visão de pesquisador. Dentre as habilidades necessárias, temos:

  • Domínio conceitual profundo dos princípios e leis fundamentais da física: O domínio conceitual dos conteúdos específicos de física, a nível universitário, é necessário para dar ao professor segurança ao passar os conhecimentos da ciência para os aprendizes;
  • Conhecimento das principais teorias e técnicas de ensino-aprendizagem, que é de fundamental importância para o exercício da docência;
  • Prática de sala de aula;
  • Conhecimento dos principais problemas enfrentados pelas escolas;
  • Habilidades de manipulação de aparatos experimentais e competência para planejar, elaborar e construir materiais didáticos próprios;
  • Conhecimento de filosofia e epistemologia da ciência, para que o profissional esteja apto a entender como a ciência é construída e qual sua relação com a sociedade;
  • Domínio da expressão escrita e oral;
  • Habilidades computacionais, principalmente no que diz respeito à editoração de textos e programação;
  • Conhecimento de psicologia básica.

 

Conhecimentos e conteúdos mínimos necessários à formação em Física

     Teoria dos erros, vetores, velocidade, aceleração, massa, tempo, força, força gravitacional, força de atrito, força elétrica, força magnética, força nuclear, trabalho, energia, conservação da energia, queda livre, lançamento oblíquo, colisões, dinâmica de rotação, MHS, ondas mecânicas, ondas eletromagnética, gravitação, pressão, pressão de radiação, pressão dos líquidos e gases, 1 e 2 leis da termodinâmica, entalpia, entropia, campo elétrico, campo magnético, corrente elétrica, leis de Gauss, potencial elétrico, Lei de Ampere, interferência, difração, refração, reflexão, dilatação do tempo, contração do comprimento, efeito Doppler, equivalência massa energia, massa relativística, radiação do corpo negro, efeito fotoelétrico, efeito Compton, produção de raio X, forças nucleares, modelos nucleares, dualidade onda-partícula, princípio da incerteza, equação de Schröedinger, poço de potencial, barreira de potencial; ligações químicas, tabela periódica, funções inorgânicas; teorias da aprendizagem, fundamentos epistemológicos, fundamento da avaliação como processo, fundamentos do estágio supervisionado, trabalho filosófico, definição de ciência, ciência nos diferentes períodos históricos, ciência e tecnologia. Contextualização do ensino de 1 e 2 graus frente a LDB como referenciais os fundamentos históricos, filosóficos, psicológicos e sociológicos. história da psicologia, estudos do desenvolvimento humano e algumas implicações que o circundam e a teoria da aprendizagem social. análise de projetos didáticos, estudo comparado das teorias de ensino e aprendizagem aplicados a sala de aula, concepções de aulas experimentais. limites, derivadas, regras de integração, resoluções de equações diferenciais, derivação e integração numérica, noções básicas de computação, programação e editoração eletrônica.